A linguagem gráfica efêmera e o design no ensino fundamental brasileiro

Autores

  • Renata Amorim Cadena UFPE
  • Solange Galvão Coutinho UFPE
  • Maria Teresa Lopes UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v8i3.149

Palavras-chave:

educação, lousa, linguagem gráfica

Resumo

Este artigo descreve um estudo acerca das mensagens gráficas realizadas por professores do ensino fundamental na lousa – denominada por Cadena (2010) de Linguagem Gráfica Efêmera (LGEf) –, sua metodologia, parâmetros de análises e resultados. Em seguida, como desdobramento desta e de outras pesquisas integrantes do projeto Ensina Design, discute a importância da inserção de conhecimentos de Design Gráfico e da Informação na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Amorim Cadena, UFPE

 

Mestranda, UFPE; integra a linha de pesquisa em design da informação e o grupo Ensina Design , que estuda a relação entre Design e Educação. É parte deste grupo desde a Graduação (UFPE), e foi nele que iniciou sua experiência científica por meio de bolsa PIBIC (2009).

 

Solange Galvão Coutinho, UFPE

Doutora, UFPE; Ph.D. pela University of Reading - Typography & Graphic Communication (1998); Professora da UFPE, desde 1984; Pesquisadora do Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions (CRICC), Paris 1 - Pantheon Sorbonne; Líder do Grupode Pesquisa em Design da Informação.

Maria Teresa Lopes, UFPE

Doutoranda, UFPE: seu projeto trata das metodologias de formação em design para nãoespecialistas, com foco na formação do professor das licenciaturas. Graduada em Design gráfico pela UFPE, onde concluiu mestrado com pesquisa sobre a legislação brasileira acerca da inserção do design na formação dos docentes.

Downloads

Publicado

2013-05-07

Como Citar

Cadena, R. A., Coutinho, S. G., & Lopes, M. T. (2013). A linguagem gráfica efêmera e o design no ensino fundamental brasileiro. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 8(3), 1–11. https://doi.org/10.51358/id.v8i3.149

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>