A tomada de decisão envolvendo afetividade e emoção em métodos de análise ergonômica aplicados a objetos editoriais digitais | Decision-making involving affectivity and emotion in ergonomic analysis methods applied to digital publishing objects

Marcos Vinícios Schmidt Salvador, Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos

Resumo


A tomada de decisão é um dos principais fatores pesquisados academicamente que envolvem a escolha de um artefato. Durante o desenvolvimento da ergonomia foram acrescidos aspectos emocionais que levaram aos pesquisadores terem que adaptar métodos, que agora devem passar a incluir os aspectos que antes eram negligenciados. Esse artigo propõe uma revisão cronológica por modelos de tomada de decisão da psicologia cognitiva encontrados por meio de pesquisa bibliográfica. Também foi feita uma breve revisão bibliográfica para identificar como os pesquisadores estão incorporando os aspectos emocionais nas metodologias ergonômicas utilizadas para analisar objetos editoriais (como jornais, livros e revistas digitais). Foram encontrados 6 estudos que atendiam aos critérios estabelecidos. Foi percebido que grande parte dos métodos utilizados apenas tangenciam os aspectos emocionais e de afetividade. As melhores maneiras de incluir esses fatores em uma análise de tomada de decisão é por meio de métodos que propõem a descrição das respostas emocionais e por métodos ergonômicos que consigam incluir esses aspectos dentro do constructo de satisfação.

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Decision-making is one of the key factors academically researched that involves choosing an artifact. During the development of ergonomics, emotional aspects were added that led researchers to adapt methods, which now must include aspects that were previously neglected. This article proposes a chronological review of the main models of decision-making used by science. A brief bibliographic review was also made to identify how researchers are incorporating emotional aspects into the ergonomic methodologies used to analyze editorial objects (such as newspapers, books and digital magazines). Six studies were found that met the established criteria. It was noticed that most of the methods only touched the emotional and affective aspects. The best ways to include these factors in a decision-making analysis are through methods that propose the description of emotional responses and by ergonomic methods that can include these aspects within the satisfaction construct


Palavras-chave


Objetos editoriais; Tomada de decisão; Emoção; Afetividade

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