Análise emocional de produtos de design baseada em expressão facial

Autores

  • Cláudio Santos de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v7i3.96

Palavras-chave:

Design emocional, reconhecimento facial, expressões emocionais, método de análise

Resumo

Este artigo trata da descrição de um método de análise de produtos baseado na coleta de informações sobre o estado emocional de sujeitos através de reconhecimento de emoções baseado em modificações da face. Fundamentado na classificação de Donald Norman sobre os níveis de interação dos objetos de design com o ser humano, o artigo apresenta um modelo de análise que pode ser usado para obter informações sobre o nível reativo de design. Propõe o uso de Facial Action Coding System através de técnicas automatizadas de reconhecimento facial de forma a reduzir a subjetividade e garantir a praticidade de uso em aplicações dentro e fora de ambientes controlados. Conclui indicando os passos necessários ao desenvolvimento do método a ser aplicado em análise de produtos no mercado brasileiro e iniciando uma discussão acerca dos aspectos culturais do conceito de satisfação no uso de um produto de design.

 

 

[ Download ]

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Santos de Almeida

Cláudio Santos de Almeida, mestrando em design pela Universidade Federal de Pernambuco, tem realizado atividades de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de ambientes 3D interativos, avaliação de software, usabilidade e design emocional.e-mail: claudio.santos.almeida@gmail.com.

Publicado

2011-07-15

Como Citar

Almeida, C. S. de. (2011). Análise emocional de produtos de design baseada em expressão facial. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 7(3), 19–27. https://doi.org/10.51358/id.v7i3.96

Edição

Seção

Artigos