https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/issue/feedInfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação2024-04-29T12:14:44-03:00Sara Goldchmitinfodesign@sbdi.org.brOpen Journal Systems<p><em>Periódico científico de caráter internacional publicado três vezes ao ano pela SBDI - Sociedade Brasileira de Design da Informação, desde 2004.</em></p>https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1142Design: em que margem estamos? Reflexões sobre a práxis depois do projeto Letras que Flutuam2024-03-10T19:35:17-03:00Fernanda de Oliveira Martinsfompesquisa@gmail.com<p class="p3">Este artigo relata a evolução do projeto Letras que Flutuam, iniciado em 2004, que envolve designers-pesquisadores e artistas populares que pintam letras em barcos na Amazônia, para a partir daí tratar de questões advindas da práxis dos designers e suas consequências. A reflexão sobre seus desdobramentos e os impactos causados nos envolvidos no projeto, e na sociedade, é fundamental para a discussão sobre a posicionalidade do designer, imerso em um contexto cultural e suas responsabilidades. Por se tratar de eventos recentes, difíceis de serem analisados com a devida imparcialidade, apoia-se em autores como Paulo Freire (2011, 2013, 2017), Rafael Cardoso (2013), Ahmet Ansari (2015), Felipe Kaizer (2023) para colaborar na problematização, e, portanto, não apresenta caminhos ou soluções.</p>2024-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Fernanda de Oliveira Martinshttps://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1112Narrativas territoriais: uma análise dos rótulos de vinhos de Velho e Novo Mundo2024-01-16T05:38:21-03:00Pedro Henrique de Siqueira Leitepedro.sleite@ufpe.brAna Carolina de Moraes Andrade Barbosaanacarolina.barbosa@ufpe.br<p class="p3">Este artigo tem como objetivo investigar as narrativas territoriais existentes nos rótulos de vinhos. Para tanto, observou-se as contribuições do design nas embalagens, mais especificamente em quarenta rótulos, num comparativo de estratégias dos dois polos produtores: vinte de Velho Mundo e vinte de Novo Mundo. No método de análise, o foco foi a correlação das informações técnicas e dos elementos da comunicação visual, analisando as variáveis hierárquicas e diferenciadoras do sistema informacional e a aplicação dos atributos da linguagem visual dos rótulos selecionados. Dessa forma, foi possível perceber que, a depender do lugar, são enfatizadas diferentes informações, gerando novas dinâmicas de sentido para que se apresentem não só as informações técnicas, mas também uma experiência que aproxima o produtor do comprador por meio de características que remetem às tradições do universo vitivinicultor.</p>2024-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pedro Henrique de Siqueira Leite, Ana Carolina de Moraes Andrade Barbosahttps://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1151Design da Informação de norte a sul do país2024-04-26T14:53:57-03:00Jade Samara Piaiajade.piaia@unesp.brSara Goldchmitsaragold@usp.br<p><span style="font-weight: 400;">O primeiro número da InfoDesign de 2024 se inicia com seis textos publicados na seção Artigos Completos, seguida pela seção Ponto de Vista, com um artigo, e a seção Iniciação Científica fecha este número com um artigo. Além das submissões em fluxo contínuo, esta edição traz duas contribuições de palestrantes convidadas do 11</span><span style="font-weight: 400;">o</span><span style="font-weight: 400;"> Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI, evento bianual organizado pela Sociedade Brasileira de Design da Informação, que ocorreu em 2023 em Caruaru, Pernambuco.</span></p>2024-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Jade Samara Piaia, Sara Goldchmithttps://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1087Fontes variáveis: possíveis impactos para o design da informação em mídias digitais e para a área da tipografia2023-12-18T09:47:16-03:00Maíra Woloszynmaira.projetar@gmail.comBerenice Santos Gonçalvesberenice@cce.ufsc.br<p class="p2">O design da informação é essencial no contexto das mídias digitais para garantir clareza na comunicação de mensagens, facilitando assim, a compreensão das mesmas por parte do público. Para tanto, são utilizados diversos elementos para atender esta demanda, como a tipografia. Compreendida como a área que estuda história, anatomia, desenvolvimento e uso dos tipos, a tipografia passou por diversas transformações e foi impulsionada pelo avanço das ferramentas digitais. Uma destas transformações, foi a implementação das fontes variáveis, que consistem em uma tecnologia na qual diferentes larguras, pesos, inclinações e muitas outras variações são incorporadas em um único arquivo de fonte tipográfica. Frente ao exposto, o presente estudo teve como objetivo identificar o impacto das fontes variáveis para o design da informação em mídias digitais e para a área da tipografia. Para tanto, foram realizadas dez entrevistas com designers de tipos e especialistas em fontes variáveis que atuam em diferentes contextos e países. As entrevistas foram transcritas e os dados analisados a partir do método de análise de conteúdo e da técnica de análise categorial com o apoio de um software para tratamento de dados qualitativos. Como resultado, foi possível demarcar características e atributos das fontes variáveis que contribuem para o design da informação em mídias digitais e as implicações dos mesmo para a tipografia, sobretudo para a prática do design de tipos.</p>2024-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Maíra Woloszyn, Berenice Santos Gonçalveshttps://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1125Guias com recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público de baixa visão: avaliação sob ótica do Design Centrado no Humano2024-02-17T11:25:21-03:00Juliana Buenojulianabueno.ufpr@gmail.comEmilia Christie Picelli Sanchesemilia.ecps@gmail.comKarina de Abreu Antoniolliantoniolli.kari@gmail.comMarluce Requemarlucereque@gmail.comCaroline Rodrigues de Limacarolinerlima625@gmail.com<p class="p3">Etapa crucial no desenvolvimento de um produto ou sistema, a avaliação está intrinsecamente ligada a processos de Design que partem de uma abordagem centrada no humano. Sendo assim, este artigo tem por objetivo apresentar todo o processo de construção e aplicação da etapa de avaliação de dois guias de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público com baixa visão. Estes guias foram desenvolvidos sob a ótica do design inclusivo e, neste caso, além de trazer um conteúdo simples para o público atendido, eles deveriam atender a especificações de acessibilidade. O processo contou com duas rodadas de avaliação dos guias propostos: (1) avaliação com especialistas de Design e docente com baixa visão e; (2) docentes especialistas na educação de pessoas com baixa visão. Ambas as rodadas foram substanciais e complementares e trouxeram <em>insights </em>de melhorias e aperfeiçoamento dos materiais finais por parte da equipe de desenvolvimento. Os resultados reforçam a importância da avaliação para um resultado consistente e bem embasado, levando em consideração o público almejado e um repertório comunicacional claro e simples.</p>2024-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Juliana Bueno, Emilia Christie Picelli Sanches, Karina de Abreu Antoniolli, Marluce Reque, Caroline Rodrigues de Limahttps://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1098Análise das cores de embalagens de requeijão por meio de simulador de daltonismo2024-03-05T11:19:06-03:00Lívia Victoria Ramos Ferreira da Silvalivia.ramos@ufpe.brHércules Manoel Monteiro da Silvahercules.monteiro@ufpe.brLucas José Garcialucasjose@gmail.com<p class="p3">O presente artigo realiza uma pesquisa explicativa, na qual foi avaliada a percepção cromática em embalagens de requeijão voltado para o daltonismo. O daltonismo se trata de uma disfunção visual das cores, que afeta a capacidade de diferenciá-las. Através do uso de simuladores do modelo de visão das cores dos daltônicos, foi possível observar as alterações nos níveis de vermelho, verde e azul (RGB) e matiz, saturação e brilho (HSB). A partir dos resultados obtidos, o estudo busca enfatizar a importância de projetar com acessibilidade.</p>2024-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Lívia Victoria Ramos Ferreira da Silva, Hércules Manoel Monteiro da Silva, Lucas José Garciahttps://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1123Emoção e aprendizado em jogos digitais: um estudo de caso com crianças de uma ONG em Parnamirim, Brasil2024-01-30T09:18:12-03:00Misa Ueharamisa.uehara@ufpe.brJosé Guilherme Da Silva Santa Rosajguilhermesantarosa@gmail.com<p class="p3">Neste estudo, foram examinados os princípios relativos à análise de esquemas lúdicos em jogos digitais, com ênfase na coleta de dados sobre a percepção de aprendizado e emoções de crianças (7–11 anos) em situação de vulnerabilidade social em Parnamirim, Brasil. Realizaram-se duas sessões de grupo focal, sendo uma delas conduzida com um questionário. Após interpretação dos dados mediante análise de conteúdo, concluiu-se que as crianças percebem emoções e reconhecem inteligências múltiplas durante a interação com os jogos relatados, identificando mecânicas e momentos específicos associados a essas emoções. Como descoberta secundária, observou-se que a sessão adaptada, com cartas ilustrativas desenvolvidas baseadas em respostas anteriores das crianças, apresentou desempenho superior em questões sobre aprendizados. A interligação entre o aprendizado e o nível de engajamento do indivíduo, sendo o engajamento intrinsecamente ligado às emoções, é evidenciado através da percepção dos próprios participantes. Concluiu-se por literatura e demonstração prática que essa interação existe e pode ser benéfica para o aprendizado de diferentes habilidades, sendo a coleta desses dados importante para a priorização da necessidade dos sujeitos no fazer e pensar design e para o processo educacional. A adaptação com as cartas, conforme as necessidades do grupo, fomenta maior interação e envolvimento, alinhando-se à noção construtivista de participação das crianças na pesquisa, conhecimento cujo presente estudo visa contribuir.</p>2024-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Misa Uehara, José Guilherme Da Silva Santa Rosahttps://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1074Caracterização do sistema de Design Paramétrico Grasshopper como forma de captura e representação do conhecimento de design2024-02-16T17:08:35-03:00Guilherme Parolinguilhermeparolin.dsg@gmail.comVinicius Gadis Ribeirovinicius.gadis@ufrgs.brLéia Miotto Bruscatounderlea.bruscato@ufrgs.br<p><span style="font-weight: 400;">O conhecimento gerado no projeto de design, devidamente capturado e representado por meio de sistemas de </span><em><span style="font-weight: 400;">Design Rationale</span></em><span style="font-weight: 400;">, pode configurar-se como fonte de valor exclusivo e, portanto, de diferencial competitivo às organizações. Nesse contexto, explora-se a potencialidade do sistema de Design Paramétrico </span><em><span style="font-weight: 400;">Grasshopper</span></em><span style="font-weight: 400;"> como sistema de </span><em><span style="font-weight: 400;">Design Rationale</span></em><span style="font-weight: 400;"> a partir de sua comparação com os sistemas convencionais gIBIS e QOC. São aplicados três critérios de análise comparativa: sintaxe; representatividade de parâmetros de design e suas relações; e representatividade do fluxo informacional. A partir do </span><em><span style="font-weight: 400;">framework DIKW</span></em><span style="font-weight: 400;">, são relacionados os processos informacionais desenvolvidos no uso dos sistemas analisados - pesquisar, idear, avaliar, relacionar, e aplicar - aos quatro níveis informacionais - dado, informação, conhecimento e sabedoria. A análise aponta indícios de que o </span><em><span style="font-weight: 400;">Grasshopper</span></em><span style="font-weight: 400;"> pode ser empregado como um sistema de </span><em><span style="font-weight: 400;">Design Rationale</span></em><span style="font-weight: 400;"> e indica potenciais diferenciais frente aos sistemas convencionais, assim como direcionamentos para pesquisas futuras.</span></p>2024-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Guilherme Parolin, Vinicius Gadis Ribeiro, Léiahttps://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1140Design da informação para saúde: imaginando e criando novas formas de cuidado2024-03-10T19:30:52-03:00Sara Miriam Goldchmitsaragold@usp.br<p>As descobertas das últimas décadas promoveram uma transformação radical no modo como os sistemas de saúde, comunidades e indivíduos lidam com os conceitos de bem-estar, saúde e doença. Hoje é possível acessar uma infinidade de dados com potencial para diagnosticar, predizer, prevenir e personalizar o tratamento de doenças. A transformação digital gera enorme demanda pelo desenvolvimento e gestão dos sistemas de informação em saúde. Ao mesmo tempo, a comunicação efetiva da informação médica é um dos pontos críticos para a abordagem do cuidado centrado nas pessoas, a fim de gerar valor e reduzir desperdícios. Frente aos desafios sociais complexos, a colaboração interprofissional entre design e saúde já é vista como indispensável. Com o intuito de contribuir para o debate sobre design da informação para a saúde no Brasil, este artigo apresenta um panorama da área, discute os desafios atuais do setor da saúde e as sinergias com o campo do design da informação. Conclui-se que abordagens participativas, avaliações de desempenho e maior vinculação do design da informação ao design de serviços são importantes para a criação de estratégias mais perenes de colaboração entre as áreas, a fim de aumentar o impacto social da pesquisa em design no Brasil.</p>2024-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sara Miriam Goldchmit