https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/issue/feed InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 2024-10-07T00:00:00-03:00 Sara Goldchmit infodesign@sbdi.org.br Open Journal Systems <p><em>Periódico científico de caráter internacional publicado três vezes ao ano pela SBDI - Sociedade Brasileira de Design da Informação, desde 2004.</em></p> https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1176 Desafios do design da informação para inclusão digital de idosos na perspectiva da literacia em saúde: uma revisão de escopo 2024-08-31T07:45:30-03:00 Thaís Branquinho Oliveira Fragelli thaisfragelli@unb.br Junior Arthur Campêlo de Oliveira arthurcampelodeoliveira@gmail.com Vitor Pedra Machado vitorpedra96@gmail.com Kerolyn Ramos Garcia kerolynramos@gmail.com Leonardo Costa Pereira leonardo.pcllcp@gmail.com Margô Gomes de Oliveira Karnikowski margounb@gmail.com Camila Alves Areda caareda@gmail.com <p class="p3">Com o crescente acesso aos recursos digitais, o uso desses no monitoramento e autogerenciamento de condições de saúde pode ser promissor. Contudo, para a integração efetiva dessas tecnologias nas rotinas de saúde, é crucial identificar habilidades e recursos do usuário, bem como desenvolver estratégias que atendam às suas necessidades. O objetivo deste estudo foi identificar os tipos de literacias necessárias para que pessoas idosas utilizem aplicativos de saúde. Foi realizada uma revisão de escopo orientada pela metodologia JBI Evidence Synthesis e utilizado o PRISMA-ScR. Selecionaram-se 19 trabalhos, distribuídos entre 2014 e 2024, divididos nas categorias literacia computacional, literacia informacional, literacia midiática e literacia em saúde. Os estudos encontrados apontam para a necessidade de que futuras pesquisas possam aprimorar métodos para avaliar, melhorar a usabilidade e promover a acessibilidade de aplicativos de saúde para pessoas idosas.</p> 2024-10-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Junior Arthur Campêlo de Oliveira, Vitor Pedra Machado , Kerolyn Ramos Garcia , Leonardo Costa Pereira , Margô Gomes de Oliveira Karnikowski , Camila Alves Areda https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1138 Grupo Focal como método de avaliação da usabilidade da plataforma de edição de vídeos Runway 2024-06-03T13:15:19-03:00 José Guilherme Santa Rosa jguilhermesantarosa@gmail.com Isis Tatiane de Barros Macêdo Veloso isis.tatiane@professor.ufcg.edu.br Gustavo André Falcão Peixoto gustavoanrde@hotmail.com Diego Ygor Silva e Santos diego_ygor@hotmail.com João Pedro Morais Guedes jphmorais84@gmail.com <p class="p3">Este artigo apresenta estudo sobre a avaliação da usabilidade na interação de usuários com a plataforma de edição de vídeos <em>Runway </em>que faz uso de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, por meio da técnica de Grupo Focal, com vistas à caracterização da qualidade na interação com a interface do <em>software</em>, contribuindo para o contexto do âmbito da pesquisa. A pesquisa envolveu a realização de um <em>workshop </em>com o <em>software </em>de edição de vídeos <em>Runway</em>, bem como o universo amostral de oito participantes com conhecimento básico sobre edição de vídeos. Durante o <em>workshop </em>realizou-se de maneira participativa a interação com o <em>software </em>mediante a execução de cinco tarefas. Após a conclusão de todas as atividades, aplicou-se a técnica de Grupo Focal com todos os participantes no intuito de obter <em>feedback </em>sobre a interface da plataforma no tocante à qualidade da interação sob o viés da Experiência do Usuário. Os resultados indicam que prevalece uma avaliação positiva após a interação com o <em>Runway</em>, com ênfase em respostas relacionadas às qualidades inerentes ao <em>software</em>, bem como à avaliação da usabilidade.</p> 2024-10-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 José Guilherme Santa Rosa, Isis Tatiane de Barros Macêdo Veloso, Gustavo André Falcão Peixoto, Diego Ygor Silva e Santos, João Pedro Morais Guedes https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1161 Origens da visualização de informações em tópicos corporativos: uma arqueologia do paradigma de configuração gráfica em visualizações de dados (1979–1995) 2024-08-07T14:08:45-03:00 Guilherme Ranoya ranoya@gmail.com Rafael de Castro Andrade ancara@gmail.com <p class="p2"><em>O presente trabalho busca evidenciar a origem do atual paradigma de configuração dos artefatos de visualização e da lógica de elaboração de gráficos (charts) e apresentações (slides) que surgiram com a revolução da computação pessoal. As primeiras ferramentas digitais desenvolvidas para a produção destes objetos da comunicação corporativa foram decisivas para o estabelecimento do raciocínio e fluxo de produção das visualizações até os dias atuais. Sabendo de antemão que a origem da visualização de dados é secularmente anterior à computação pessoal, parece estranho que ela se encontre hoje inteiramente sujeita a modelos e norteadores oriundos da computação. Através de uma investigação realizada com método arqueológico adaptado aos artefatos de design, é possível compreender a descontinuidade e as transformações abruptas ocorridas nas convenções e valores desta prática. Através deste dispositivo metodológico, com a análise do discurso produtivo e das ferramentas disponíveis neste período específico, torna-se possível explicar as mudanças que retiraram a confecção dos artefatos de visualização de um domínio da arte e/ou do design, sujeitados então à esfera corporativa potencializada pelo arsenal nascente das tecnologias da informação.</em></p> 2024-10-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Guilherme Ranoya, Rafael de Castro Andrade https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1134 Contribuições do Design para a elaboração de materiais didáticos adequados a crianças com TDAH 2024-08-30T15:16:36-03:00 Fernanda Pozza da Costa fepozza@gmail.com Ricardo Triska prof.ricardotriska@gmail.com Giselle Schmidt Alves Díaz Merino gisellemerino@gmail.com <p class="p3">Este estudo insere-se no contexto do ensino-aprendizagem de crianças com TDAH. Teve como objetivo propor diretrizes para elaboração de materiais didáticos voltados a estudantes com TDAH, de séries iniciais do ensino fundamental. O estudo, de natureza analítica, foi conduzido a partir de dados qualitativos obtidos em entrevista semiestruturada realizada com uma psicopedagoga, especialista em ensino-aprendizagem de crianças com transtornos de neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem. A coleta de dados também envolveu a análise de questões de provas aplicadas a uma criança de 7 anos, com TDAH, estudante do 2<span class="s2">º </span>ano do ensino fundamental. A amostra reuniu 9 questões retiradas de provas escolares. A partir das informações obtidas realizou-se a análise de conteúdo, fazendo o cruzamento com o referencial teórico adotado, que reuniu as áreas da Educação e do Design. Como resultados destaca-se: a identificação das características dos materiais didáticos analisados que não contribuem para a compreensão do conteúdo por crianças com TDAH; proposição de dez diretrizes para a estruturação visual de materiais didáticos que auxiliem no direcionamento do foco atencional dos estudantes. Com o estudo também se identificou oportunidades de desdobramentos para outras pesquisas na área.</p> 2024-10-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fernanda Pozza da Costa, Ricardo Triska, Giselle Schmidt Alves Díaz Merino https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1158 Os diferentes tipos de mapas táteis para orientação e mobilidade: uma reflexão 2024-09-04T07:23:31-03:00 Ana Paula Geraldo Coutinho anacoutinho.arq@gmail.com Isabela Guesser Schmitt isagschmitt@gmail.com Vanessa Casarin vanessa.casarin@ufsc.br Lizandra Garcia Lupi Vergara l.vergara@ufsc.br <p class="p3">Mapas táteis para orientação e mobilidade desempenham um papel importante ao permitir que pessoas com deficiências visuais possam ter maior autonomia em seus deslocamentos. Estes recursos auxiliam na orientação espacial, permitindo o reconhecimento prévio do espaço ou de uma rota específica. Considerando a importância desses mapas, este artigo busca identificar as diferentes tipologias de mapas táteis utilizados em edifícios e espaços livres públicos no Brasil. Para atingir este objetivo, utilizou-se o método de levantamento e catalogação de imagens indexadas no banco de imagens do Google. Os dados foram tratados por análise temática e análise de conteúdo. A partir dos dados foi possível relacionar o emprego das diferentes tipologias de mapas em ambientes com usos diferenciados. Os resultados evidenciam que em espaços de uso público que oferecem serviços específicos, como terminais de transporte coletivo, usa-se mais comumente mapas táteis simplificados representados por rotas táteis. Mapas táteis representados por plantas baixas são mais utilizados em espaços culturais ou de contemplação, como museus e praças.</p> 2024-10-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ana Paula Geraldo Coutinho, Isabela Guesser Schmitt, Vanessa Casarin, Lizandra Garcia Lupi Vergara https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1143 Visualização de dados para promoção dos direitos das mulheres: uma análise dos gráficos do Observatório de Violência Contra a Mulher e Feminicídio 2024-04-05T15:08:26-03:00 Helena Callaça Gadioli Farage helenacgfarage@gmail.com Dara Costa Rattes daracrattes@gmail.com Lourdes Yamila Quintero Rojas lourdesyamila@gmail.com Virgínia Tiradentes Souto v.tiradentes@gmail.com Tiago Barros Pontes e Silva tiagobps@gmail.com <p class="p2">As ferramentas de visualização de dados podem ser poderosas aliadas na promoção de políticas públicas voltadas para as mulheres. O Observatório de Violência Contra a Mulher e Feminicídio disponibiliza gráficos relacionados à realidade das mulheres do Distrito Federal. Este estudo analisa os gráficos ‘Mulheres e Segurança’ disponibilizados pelo site do Observatório da Violência Contra a Mulher e do Feminicídio com o objetivo de identificar áreas de melhoria para que representem adequadamente a realidade das mulheres. Para tanto, foi criado um instrumento de análise que utiliza parâmetros analítico-críticos fundamentados por uma revisão de literatura. A partir dessa avaliação, são discutidas oportunidades de melhoria dos gráficos do Observatório sob a ótica do humanismo de dados. Conclui-se que o instrumento atendeu aos objetivos propostos neste estudo, e que futuras aplicações e estudos são relevantes para aprofundar aspectos humanistas e feministas que afetam o design de visualização de dados e podem contribuir para a promoção da igualdade de gênero e a prevenção da violência contra as mulheres.</p> 2024-10-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Helena Callaça Gadioli Farage, Dara Costa Rattes, Lourdes Yamila Quintero Rojas, Virgínia Tiradentes Souto, Tiago Barros Pontes e Silva https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1156 O uso da plataforma Moodle por estudantes com deficiência visual: uma análise de interação a partir de pressupostos da usabilidade 2024-07-18T10:42:39-03:00 Silvio Bernardino de Oliveira silviob.deoliveira@gmail.com Angélica de Souza Galdino Acioly angelica.acioly@academico.ufpb.br <p class="p3">O uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tornou-se bastante frequente durante e após a Pandemia de COVID-19. Gerando assim, um grande desafio – promover uma melhor interação das diferentes plataformas com seus usuários e suas especificidades. Este artigo, portanto, apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a interação de estudantes com deficiência visual com a Plataforma Moodle, com foco na usabilidade. A pesquisa adotou uma abordagem mista e exploratória, baseada em um estudo de caso, seguindo os procedimentos de Lima (2012) e os pressupostos da ISO ABNTNBR9241-171. Como resultados, a pesquisa, em termos gerais, indicou alguns problemas de usabilidade os quais dificultam a autonomia e o envolvimento deste publico, como: interfaces sobrecarregadas de texto, dependência excessiva de recursos visuais para transmitir informações, <em>feedbacks </em>insuficientes nas interações, dentre outros. O artigo apresenta ainda, algumas recomendações para uma melhor adaptação do design da interface da plataforma para o público avaliado.</p> 2024-10-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Silvio Bernardino de Oliveira, Angélica de Souza Galdino Acioly https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1168 Democratização da visualização de dados: um estudo de caso de uma intervenção urbana interativa 2024-08-01T10:46:17-03:00 Neily Baeza Manteiga neibm2895@gmail.com Tâmer Arantes Venancio tamervenancio@gmail.com Thais Andrade Vivas thaisavivas@gmail.com Virgínia Tiradentes Souto v.tiradentes@gmail.com Tiago Barros Pontes e Silva tiagobarros@unb.br <p class="p2">Partindo da premissa de que a participação popular é essencial para o exercício da democracia, este estudo explora o potencial de um processo colaborativo de produção e visualização de dados por meio de uma intervenção urbana no sistema de transporte público da capital brasileira. Com base nas experiências observadas, constatou-se que práticas colaborativas como intervenções urbanas não são comuns, mas possibilitaram a participação de pessoas de diferentes idades e origens. Os participantes se sentiram conectados ao tema, entenderam as etapas a serem seguidas e colaboraram não apenas na criação de uma visualização de dados, mas também na reflexão e interpretação das informações coletadas. Concluiu-se que o uso de processos participativos pode possibilitar a coleta de informações valiosas sobre o que as pessoas esperam de um determinado serviço público e, ainda, colocá-las no papel de sujeitos ativos que interpretam, questionam e agem sobre a sociedade em que vivem.</p> 2024-10-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Neily Baeza Manteiga, Tâmer Arantes Venancio, Thais Andrade Vivas, Virgínia Tiradentes Souto, Tiago Barros Pontes e Silva https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1146 Reflexões sobre a mídia exterior em paisagens preservadas 2024-07-30T06:59:48-03:00 Liriane Baungratz LIRIANEBAUNGRATZ@GMAIL.COM Vanessa Casarin vanessa.casarin@ufsc.br <p class="p3">Este artigo apresenta uma investigação sobre a mídia exterior em centros históricos tombados, em cujas paisagens urbanas sobressaem referências simbólicas, sentimentais e culturais. O objetivo é avaliar a mídia exterior instalada no âmbito das edificações e a percepção de diferentes usuários. Foi estabelecido um recorte espacial, no contexto do Centro Histórico tombado de Laguna/SC. A pesquisa, qualitativa e exploratória, envolveu o levantamento de campo e entrevistas, totalizando 41 participantes. Em relação ao levantamento de campo, evidenciou-se que devido à restritividade das diretrizes já existentes no local, poucos estabelecimentos comerciais estão de acordo com a normativa. Já a análise de conteúdo, utilizada como tratamento dos dados das entrevistas, revelou consonâncias e dissonâncias no discurso dos diferentes grupos entrevistados, e entre indivíduos de um mesmo grupo amostral.</p> 2024-10-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Liriane Baungratz, Vanessa Casarin https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1131 Design orientado a problemas para visualização de big data em saúde e poluição 2024-08-12T11:38:45-03:00 Julia Giannella juliagiannella@id.uff.br Ximena Illarramendi ximena.rojas@fiocruz.br Renato Mauro renato.mauro@gmail.com Lucas Barcellos Oliveira ucas@cos.ufrj.br Igor Falconieri igorfalconieri@ufrj.br Claudio Esperança esperanc@cos.ufrj.br Doris Kosminsky doriskos@eba.ufrj.br <p>Este artigo apresenta o design de uma ferramenta de visualização de big data voltada para investigação das possíveis relações entre poluição atmosférica e saúde perinatal. Foram empregados dados públicos brasileiros de gestações únicas e de material particulado fino (MP2.5) no decorrer de um período de sete anos. Nossa metodologia combinou Design by Immersion e co-design com a colaboração de especialistas de vários domínios para o design de uma visualização direcionada por problema. A visualização interativa resultante permite a exploração e comparação de dados de nascimento segundo datas de concepção estimadas, sem sugerir causalidade. Ao longo do processo de design, a colaboração com especialistas de diferentes áreas do saber mostrou-se essencial para a compreensão dos dados e o design de uma visualização de big data para tomada de decisão informada.</p> 2024-10-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Julia Giannella, Ximena Illarramendi, Renato Mauro, Lucas Barcellos Oliveira, Igor Falconieri, Claudio Esperança, Doris Kosminsky