https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/issue/feed InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 2024-04-29T12:14:44-03:00 Sara Goldchmit infodesign@sbdi.org.br Open Journal Systems <p><em>Periódico científico de caráter internacional publicado três vezes ao ano pela SBDI - Sociedade Brasileira de Design da Informação, desde 2004.</em></p> https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1142 Design: em que margem estamos? Reflexões sobre a práxis depois do projeto Letras que Flutuam 2024-03-10T19:35:17-03:00 Fernanda de Oliveira Martins fompesquisa@gmail.com <p class="p3">Este artigo relata a evolução do projeto Letras que Flutuam, iniciado em 2004, que envolve designers-pesquisadores e artistas populares que pintam letras em barcos na Amazônia, para a partir daí tratar de questões advindas da práxis dos designers e suas consequências. A reflexão sobre seus desdobramentos e os impactos causados nos envolvidos no projeto, e na sociedade, é fundamental para a discussão sobre a posicionalidade do designer, imerso em um contexto cultural e suas responsabilidades. Por se tratar de eventos recentes, difíceis de serem analisados com a devida imparcialidade, apoia-se em autores como Paulo Freire (2011, 2013, 2017), Rafael Cardoso (2013), Ahmet Ansari (2015), Felipe Kaizer (2023) para colaborar na problematização, e, portanto, não apresenta caminhos ou soluções.</p> 2024-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fernanda de Oliveira Martins https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1112 Narrativas territoriais: uma análise dos rótulos de vinhos de Velho e Novo Mundo 2024-01-16T05:38:21-03:00 Pedro Henrique de Siqueira Leite pedro.sleite@ufpe.br Ana Carolina de Moraes Andrade Barbosa anacarolina.barbosa@ufpe.br <p class="p3">Este artigo tem como objetivo investigar as narrativas territoriais existentes nos rótulos de vinhos. Para tanto, observou-se as contribuições do design nas embalagens, mais especificamente em quarenta rótulos, num comparativo de estratégias dos dois polos produtores: vinte de Velho Mundo e vinte de Novo Mundo. No método de análise, o foco foi a correlação das informações técnicas e dos elementos da comunicação visual, analisando as variáveis hierárquicas e diferenciadoras do sistema informacional e a aplicação dos atributos da linguagem visual dos rótulos selecionados. Dessa forma, foi possível perceber que, a depender do lugar, são enfatizadas diferentes informações, gerando novas dinâmicas de sentido para que se apresentem não só as informações técnicas, mas também uma experiência que aproxima o produtor do comprador por meio de características que remetem às tradições do universo vitivinicultor.</p> 2024-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pedro Henrique de Siqueira Leite, Ana Carolina de Moraes Andrade Barbosa https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1151 Design da Informação de norte a sul do país 2024-04-26T14:53:57-03:00 Jade Samara Piaia jade.piaia@unesp.br Sara Goldchmit saragold@usp.br <p><span style="font-weight: 400;">O primeiro número da InfoDesign de 2024 se inicia com seis textos publicados na seção Artigos Completos, seguida pela seção Ponto de Vista, com um artigo, e a seção Iniciação Científica fecha este número com um artigo. Além das submissões em fluxo contínuo, esta edição traz duas contribuições de palestrantes convidadas do 11</span><span style="font-weight: 400;">o</span><span style="font-weight: 400;"> Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI, evento bianual organizado pela Sociedade Brasileira de Design da Informação, que ocorreu em 2023 em Caruaru, Pernambuco.</span></p> 2024-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Jade Samara Piaia, Sara Goldchmit https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1087 Fontes variáveis: possíveis impactos para o design da informação em mídias digitais e para a área da tipografia 2023-12-18T09:47:16-03:00 Maíra Woloszyn maira.projetar@gmail.com Berenice Santos Gonçalves berenice@cce.ufsc.br <p class="p2">O design da informação é essencial no contexto das mídias digitais para garantir clareza na comunicação de mensagens, facilitando assim, a compreensão das mesmas por parte do público. Para tanto, são utilizados diversos elementos para atender esta demanda, como a tipografia. Compreendida como a área que estuda história, anatomia, desenvolvimento e uso dos tipos, a tipografia passou por diversas transformações e foi impulsionada pelo avanço das ferramentas digitais. Uma destas transformações, foi a implementação das fontes variáveis, que consistem em uma tecnologia na qual diferentes larguras, pesos, inclinações e muitas outras variações são incorporadas em um único arquivo de fonte tipográfica. Frente ao exposto, o presente estudo teve como objetivo identificar o impacto das fontes variáveis para o design da informação em mídias digitais e para a área da tipografia. Para tanto, foram realizadas dez entrevistas com designers de tipos e especialistas em fontes variáveis que atuam em diferentes contextos e países. As entrevistas foram transcritas e os dados analisados a partir do método de análise de conteúdo e da técnica de análise categorial com o apoio de um software para tratamento de dados qualitativos. Como resultado, foi possível demarcar características e atributos das fontes variáveis que contribuem para o design da informação em mídias digitais e as implicações dos mesmo para a tipografia, sobretudo para a prática do design de tipos.</p> 2024-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Maíra Woloszyn, Berenice Santos Gonçalves https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1125 Guias com recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público de baixa visão: avaliação sob ótica do Design Centrado no Humano 2024-02-17T11:25:21-03:00 Juliana Bueno julianabueno.ufpr@gmail.com Emilia Christie Picelli Sanches emilia.ecps@gmail.com Karina de Abreu Antoniolli antoniolli.kari@gmail.com Marluce Reque marlucereque@gmail.com Caroline Rodrigues de Lima carolinerlima625@gmail.com <p class="p3">Etapa crucial no desenvolvimento de um produto ou sistema, a avaliação está intrinsecamente ligada a processos de Design que partem de uma abordagem centrada no humano. Sendo assim, este artigo tem por objetivo apresentar todo o processo de construção e aplicação da etapa de avaliação de dois guias de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público com baixa visão. Estes guias foram desenvolvidos sob a ótica do design inclusivo e, neste caso, além de trazer um conteúdo simples para o público atendido, eles deveriam atender a especificações de acessibilidade. O processo contou com duas rodadas de avaliação dos guias propostos: (1) avaliação com especialistas de Design e docente com baixa visão e; (2) docentes especialistas na educação de pessoas com baixa visão. Ambas as rodadas foram substanciais e complementares e trouxeram <em>insights </em>de melhorias e aperfeiçoamento dos materiais finais por parte da equipe de desenvolvimento. Os resultados reforçam a importância da avaliação para um resultado consistente e bem embasado, levando em consideração o público almejado e um repertório comunicacional claro e simples.</p> 2024-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Juliana Bueno, Emilia Christie Picelli Sanches, Karina de Abreu Antoniolli, Marluce Reque, Caroline Rodrigues de Lima https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1098 Análise das cores de embalagens de requeijão por meio de simulador de daltonismo 2024-03-05T11:19:06-03:00 Lívia Victoria Ramos Ferreira da Silva livia.ramos@ufpe.br Hércules Manoel Monteiro da Silva hercules.monteiro@ufpe.br Lucas José Garcia lucasjose@gmail.com <p class="p3">O presente artigo realiza uma pesquisa explicativa, na qual foi avaliada a percepção cromática em embalagens de requeijão voltado para o daltonismo. O daltonismo se trata de uma disfunção visual das cores, que afeta a capacidade de diferenciá-las. Através do uso de simuladores do modelo de visão das cores dos daltônicos, foi possível observar as alterações nos níveis de vermelho, verde e azul (RGB) e matiz, saturação e brilho (HSB). A partir dos resultados obtidos, o estudo busca enfatizar a importância de projetar com acessibilidade.</p> 2024-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Lívia Victoria Ramos Ferreira da Silva, Hércules Manoel Monteiro da Silva, Lucas José Garcia https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1123 Emoção e aprendizado em jogos digitais: um estudo de caso com crianças de uma ONG em Parnamirim, Brasil 2024-01-30T09:18:12-03:00 Misa Uehara misa.uehara@ufpe.br José Guilherme Da Silva Santa Rosa jguilhermesantarosa@gmail.com <p class="p3">Neste estudo, foram examinados os princípios relativos à análise de esquemas lúdicos em jogos digitais, com ênfase na coleta de dados sobre a percepção de aprendizado e emoções de crianças (7–11 anos) em situação de vulnerabilidade social em Parnamirim, Brasil. Realizaram-se duas sessões de grupo focal, sendo uma delas conduzida com um questionário. Após interpretação dos dados mediante análise de conteúdo, concluiu-se que as crianças percebem emoções e reconhecem inteligências múltiplas durante a interação com os jogos relatados, identificando mecânicas e momentos específicos associados a essas emoções. Como descoberta secundária, observou-se que a sessão adaptada, com cartas ilustrativas desenvolvidas baseadas em respostas anteriores das crianças, apresentou desempenho superior em questões sobre aprendizados. A interligação entre o aprendizado e o nível de engajamento do indivíduo, sendo o engajamento intrinsecamente ligado às emoções, é evidenciado através da percepção dos próprios participantes. Concluiu-se por literatura e demonstração prática que essa interação existe e pode ser benéfica para o aprendizado de diferentes habilidades, sendo a coleta desses dados importante para a priorização da necessidade dos sujeitos no fazer e pensar design e para o processo educacional. A adaptação com as cartas, conforme as necessidades do grupo, fomenta maior interação e envolvimento, alinhando-se à noção construtivista de participação das crianças na pesquisa, conhecimento cujo presente estudo visa contribuir.</p> 2024-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Misa Uehara, José Guilherme Da Silva Santa Rosa https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1074 Caracterização do sistema de Design Paramétrico Grasshopper como forma de captura e representação do conhecimento de design 2024-02-16T17:08:35-03:00 Guilherme Parolin guilhermeparolin.dsg@gmail.com Vinicius Gadis Ribeiro vinicius.gadis@ufrgs.br Léia Miotto Bruscato underlea.bruscato@ufrgs.br <p><span style="font-weight: 400;">O conhecimento gerado no projeto de design, devidamente capturado e representado por meio de sistemas de </span><em><span style="font-weight: 400;">Design Rationale</span></em><span style="font-weight: 400;">, pode configurar-se como fonte de valor exclusivo e, portanto, de diferencial competitivo às organizações. Nesse contexto, explora-se a potencialidade do sistema de Design Paramétrico </span><em><span style="font-weight: 400;">Grasshopper</span></em><span style="font-weight: 400;"> como sistema de </span><em><span style="font-weight: 400;">Design Rationale</span></em><span style="font-weight: 400;"> a partir de sua comparação com os sistemas convencionais gIBIS e QOC. São aplicados três critérios de análise comparativa: sintaxe; representatividade de parâmetros de design e suas relações; e representatividade do fluxo informacional. A partir do </span><em><span style="font-weight: 400;">framework DIKW</span></em><span style="font-weight: 400;">, são relacionados os processos informacionais desenvolvidos no uso dos sistemas analisados - pesquisar, idear, avaliar, relacionar, e aplicar - aos quatro níveis informacionais - dado, informação, conhecimento e sabedoria. A análise aponta indícios de que o </span><em><span style="font-weight: 400;">Grasshopper</span></em><span style="font-weight: 400;"> pode ser empregado como um sistema de </span><em><span style="font-weight: 400;">Design Rationale</span></em><span style="font-weight: 400;"> e indica potenciais diferenciais frente aos sistemas convencionais, assim como direcionamentos para pesquisas futuras.</span></p> 2024-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Guilherme Parolin, Vinicius Gadis Ribeiro, Léia https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/1140 Design da informação para saúde: imaginando e criando novas formas de cuidado 2024-03-10T19:30:52-03:00 Sara Miriam Goldchmit saragold@usp.br <p>As descobertas das últimas décadas promoveram uma transformação radical no modo como os sistemas de saúde, comunidades e indivíduos lidam com os conceitos de bem-estar, saúde e doença. Hoje é possível acessar uma infinidade de dados com potencial para diagnosticar, predizer, prevenir e personalizar o tratamento de doenças. A transformação digital gera enorme demanda pelo desenvolvimento e gestão dos sistemas de informação em saúde. Ao mesmo tempo, a comunicação efetiva da informação médica é um dos pontos críticos para a abordagem do cuidado centrado nas pessoas, a fim de gerar valor e reduzir desperdícios. Frente aos desafios sociais complexos, a colaboração interprofissional entre design e saúde já é vista como indispensável. Com o intuito de contribuir para o debate sobre design da informação para a saúde no Brasil, este artigo apresenta um panorama da área, discute os desafios atuais do setor da saúde e as sinergias com o campo do design da informação. Conclui-se que abordagens participativas, avaliações de desempenho e maior vinculação do design da informação ao design de serviços são importantes para a criação de estratégias mais perenes de colaboração entre as áreas, a fim de aumentar o impacto social da pesquisa em design no Brasil.</p> 2024-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Sara Miriam Goldchmit