Avaliação de usabilidade do Mobiteste, um aplicativo educacional para dispositivos móveis

Autores

  • Gabriela Trindade Perry UFRGS
  • Marcelo Leandro Eichler UFSC
  • Guilherme Resende IEGG

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i2.121

Palavras-chave:

projeto de interfaces, dispositivos móveis, avaliação de usabilidade

Resumo

Neste artigo apresenta-se o caso do aplicativo Mobiteste – com o qual é possível criar provas com questões de múltipla escolha – e os resultados de uma avaliação com usuários. Tal avaliação foi realizada a partir de coleta de dados através de logs e de questionários. O resultado da avaliação aponta que a estratégia de projeto utilizada foi equivocada: (1) sob o ponto de vista técnico – o que obscureceu os pontos positivos da iniciativa – e (2) no que tange à forma como a transmissão dos dados que foi modelada – que fez com que os dados tivessem de ser transmitidos com muita frequência, gerando frustração no usuário quando o acesso à rede 3G era limitado. Em relação à estratégia de avaliação com os usuários, destaca-se que ela ocorreu dentro do planejado, e que as estratégias de divulgação e coleta de dados obtiveram sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Trindade Perry, UFRGS

PPG Design UFRGS, Designer graduada pela Universidade Luterana do Brasil (2001), mestre em Ergonomia pelo PPGEP-UFRGS (2005), doutora em Informática na Educação pelo PPGIE-UFRGS (2010). Atualmente é professora adjunta da UFRGS, no curso de Design, ligado à Faculdade de Arquitetura. Tem experiência profissional na área de projeto e desenvolvimento de interfaces digitais: softwares comerciais e educacionais e para plataformas móveis. Atualmente, do ponto de vista tecnológico, tem se voltado ao desenvolvimento de aplicativos educacionais para plataformas móveis e do ponto de vista teórico para o estudo dos aspectos cognitivos relacionados ao processo de projeto.

Marcelo Leandro Eichler, UFSC

PPGECT-UFSC, Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), docente do Programa de Pós-graduação Educação Científica e Tecnológica (UFSC), docente colaborador do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS) e pesquisador da Área de Educação Química (UFRGS). Tem experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia ambiental, informática educativa, produção de material didático, formação de professores e ensino de ciências.

Guilherme Resende, IEGG

IEGG.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Perry, G. T., Eichler, M. L., & Resende, G. (2013). Avaliação de usabilidade do Mobiteste, um aplicativo educacional para dispositivos móveis. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(2), 70–87. https://doi.org/10.51358/id.v9i2.121

Edição

Seção

Artigos