Infografia multimídia: possibilidades interativas de um novo gênero ciberjornalístico | Multimedia infographics: interactive possibilities of a new online journalistic genre

Autores

  • Eduardo Fernando Uliana Barboza Universidade Metodista de São Paulo
  • Ana Carolina Araújo Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v14i3.557

Palavras-chave:

Infografia multimídia, Gêneros jornalísticos, Ciberjornalismo, Interatividade.

Resumo

Este artigo discute a classificação da infografia multimídia como um novo gênero jornalístico, mais especificamente, um gênero do ciberjornalismo. Tal classificação tem como base as características multimídia dos infográficos em questão, especialmente com relação às possibilidades interativas deste novo tipo de narrativa jornalística, que as diferem das narrativas tradicionais impressas.  A pesquisa tem como base referências como Ramón Salaverría, Rafael Cores, Valero Sancho, José de Pablos, Carlos Abreu Sojo e as brasileiras Beatriz Ribas e Tattiana Teixeira, que se debruçaram sobre o tema e definem a infografia como um novo gênero jornalístico. A partir desta constatação, este artigo aponta para a especificidade da infografia multimídia como gênero do ciberjornalismo, evidenciando suas principais características como multimidialidade, hipertextualidade, interatividade e narrativa não-linear.

__________

This paper discusses the classification of multimedia infographics as a new journalistic genre, more specifically, a genre of online journalism. This classification is based on the multimedia features of infographics in question, especially with respect to the interactive possibilities of this new kind of journalistic narrative that differ from traditional print narratives. The research is based on references such as Ramón Salaverría, Rafael Cores, Valero Sancho, José de Pablos, Carlos Abreu Sojo and the Brazilians Beatriz Ribas and Tattiana Teixeira, who have studied the issue and define the infographics as a new journalistic genre. From this finding, this paper points to the specificity of multimedia infographics as a genre of online journalism, highlighting its main features as multimediality, hypertextuality, non-linear and interactive narrative.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Fernando Uliana Barboza, Universidade Metodista de São Paulo

Formado em Jornalismo com especialização em Comunicação Integrada. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Ana Carolina Araújo Silva, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (2003), mestre em Comunicação pela Universidade de Marília (2011) e doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2016). Atualmente, é docente do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Barboza, E. F. U., & Silva, A. C. A. (2017). Infografia multimídia: possibilidades interativas de um novo gênero ciberjornalístico | Multimedia infographics: interactive possibilities of a new online journalistic genre. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 14(3), 340–352. https://doi.org/10.51358/id.v14i3.557

Edição

Seção

Artigos