A seção gráfica da empresa C. Fuerst & Cia, a fundição Funtimod e os tipos modernos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v20i1.1032

Resumo

Fundada no Rio de Janeiro, a empresa C. Fuerst & Cia deu início à sua jornada no ano de 1920 com grande destaque para a atuação no ramo gráfico e tipográfico, foco principal desta pesquisa. O estudo de caráter histórico demonstra a relevância da C. Fuerst na importação de maquinário para as artes gráficas, com destaque para impressoras offset, além da sua contribuição na área tipográfica ao representar o material da fundição alemã D. Stempel e trazer à tona a conceituação de tipos modernos. Tendo a Funtimod – Fundição de Tipos Modernos como a principal referência na área da tipografia no Brasil do século XX, propomos colocar os acervos tipográficos da empresa e da fundição lado a lado, fazendo um levantamento de semelhanças e diferenças. Por meio disso, concluímos que apenas a fundição estudada tem um acervo coerente com a modernidade da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella R. Aragão, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Isabella Ribeiro Aragão é designer, graduada em Desenho Industrial (Programação Visual) e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) com período sanduíche na Central Saint Martins da University of the Arts London (UAL), na Inglaterra. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Design da UFPE, onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em Design e colidera o Laboratório de Práticas Gráficas (LPG).

Eduardo Azerêdo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Bacharel em design pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pesquisador do campo da tipografia com grande interesse em temas como história tipográfica e identidade nacional brasileira.

Dayane da Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Técnica em Multimídia pela Escola Técnica Estadual Cícero Dias - NAVE Recife (2016-2018). Atualmente, sou graduanda em Design pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, e também trabalho como UX/UI Designer na Capyba Software. Durante a graduação, tive a oportunidade de realizar algumas pesquisas e artigos voltados para a área da tipografia, a qual me despertou enorme interesse ao estudá-la.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

R. Aragão, I., Azerêdo, E., & da Costa, D. (2023). A seção gráfica da empresa C. Fuerst & Cia, a fundição Funtimod e os tipos modernos. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 20(1). https://doi.org/10.51358/id.v20i1.1032

Edição

Seção

Artigos