Práticas midiáticas contemporâneas na produção de espaços urbanos: estudo de caso de Pokémon Go
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v20i1.1035Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo a investigação de práticas digitais contemporâneas na produção de espaços urbanos da cibersociedade. Para isso, optou-se pela realização de um estudo de caso do aplicativo móvel Pokémon Go. A coleta de dados decorreu da aplicação de um grupo focal com jogadores do aplicativo, na cidade de Florianópolis. O experimento investigou os padrões comportamentais dos usuários em relação ao uso do objeto e suas práticas socioespaciais, descrevendo as percepções, opiniões e vivências dos participantes. Como resultados, destaca-se que a inserção de objetos digitais e móveis é capaz de modificar as experiências espaciais do sujeito, refletindo no uso e ocupação dos espaços urbanos. É possível afirmar que o aplicativo posto em análise desperta no usuário um importante movimento de ocupação e experimentação dos espaços públicos, que se perfaz não somente em razão das atividades rotineiras em geral, mas ampliando as atividades de lazer no contexto da urbis, em motivação do caráter lúdico do jogo.
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