Práticas midiáticas contemporâneas na produção de espaços urbanos: estudo de caso de Pokémon Go

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v20i1.1035

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo a investigação de práticas digitais contemporâneas na produção de espaços urbanos da cibersociedade. Para isso, optou-se pela realização de um estudo de caso do aplicativo móvel Pokémon Go. A coleta de dados decorreu da aplicação de um grupo focal com jogadores do aplicativo, na cidade de Florianópolis. O experimento investigou os padrões comportamentais dos usuários em relação ao uso do objeto e suas práticas socioespaciais, descrevendo as percepções, opiniões e vivências dos participantes. Como resultados, destaca-se que a inserção de objetos digitais e móveis é capaz de modificar as experiências espaciais do sujeito, refletindo no uso e ocupação dos espaços urbanos. É possível afirmar que o aplicativo posto em análise desperta no usuário um importante movimento de ocupação e experimentação dos espaços públicos, que se perfaz não somente em razão das atividades rotineiras em geral, mas ampliando as atividades de lazer no contexto da urbis, em motivação do caráter lúdico do jogo.

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique Campos de Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteto e urbanista pelo Izabela Hendrix, Belo Horizonte (2016), mestre em Arquitetura da Cidade pelo PósARQ-UFSC (2020) e doutorando em arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (NPGAU-UFMG). Desenvolve pesquisas na área da computação aplicada ao planejamento, desenvolvimento e gestão do ambiente construído e saúde urbana.

Carlos Eduardo Verzola Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Desenvolve pesquisas na área de Design Computacional, que inclui a aplicação de teorias, tecnologias da computação, lógica e matemática à arquitetura e ao urbanismo. Seu trabalho se concentra em modelagem paramétrica, programação de computadores, tecnologia digital e geometria descritiva

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

Campos de Faria, G. H., & Verzola Vaz, C. E. (2023). Práticas midiáticas contemporâneas na produção de espaços urbanos: estudo de caso de Pokémon Go. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 20(1). https://doi.org/10.51358/id.v20i1.1035

Edição

Seção

Artigos