Metodologia para design de interfaces digitais para educação

Autores

  • Paula Caroline Schifino Jardim Passos UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i1.108

Palavras-chave:

design, educação, interação, interface

Resumo

Esta pesquisa apresenta a estruturação de metodologia própria para o design de interfaces de materiais educacionais digitais. A metodologia Interad é proposta com base em pesquisas da área da Educação combinadas a estudos relativos ao design de interação, a arquitetura da informação e ao planejamento visual. Objetiva-se, dessa forma, atender tanto a aspectos educacionais quanto à necessidades técnicas do projeto promovendo a qualidade do produto final. Além da pesquisa bibliográfica dos temas citados, foram ainda levantados dados para a pesquisa por meio de observação participante realizada no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em situações práticas de projeto. A metodologia foi validada em curso ofertado pela Secretaria de Educação a Distância (SEAD/UFRGS) onde professores da universidade aplicaram-na em seus projetos de recursos digitais, conforme descreve o presente artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Caroline Schifino Jardim Passos, UFRGS

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação pela UFRGS (2011). Especialista em Informática na Educação pela UFRGS (2008). Pesquisa sobre design de interfaces, arquitetura de informação, planejamento gráfico e recursos educacionais digitais.

Patricia Alejandra Behar, UFRGS

Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE). Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela UFRGS. Autora do Livro Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. ArtMed: Porto Alegre, 2009.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Passos, P. C. S. J., & Behar, P. A. (2013). Metodologia para design de interfaces digitais para educação. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(1), 01–09. https://doi.org/10.51358/id.v9i1.108

Edição

Seção

Artigos