Contribuições do Design da Informação na visualização de dados de uma pesquisa sobre letreiramentos populares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v20i2.1099

Resumo

No design gráfico brasileiro, há um movimento que procura valorizar manifestações da gráfica popular na busca de uma identidade local. Um exemplo são os letreiramentos populares produzidos por pintores de letras e encontrados em diversas cidades do país. No sentido de valorizá-los, realizou-se uma pesquisa que investigou essa produção na Grande Vitória (ES), buscando reconhecer traços e estilos a fim de afirmar sua gráfica local. Foram adaptados procedimentos metodológicos no campo dos estudos em história do design que possibilitaram a coleta, catalogação e análise dos aspectos formais e estilos das letras, bem como a investigação de técnicas e métodos de trabalho de seus atores. O objetivo deste artigo é apresentar tais adaptações no percurso metodológico e como foram utilizados procedimentos do Design da Informação para visualização dos dados da pesquisa. Com os resultados gerados, identificou-se os principais aspectos dos letreiramentos populares em relação a questões tecnológicas, sociais e culturais, proporcionando discussões que promovem a memória gráfica capixaba e brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Ardisson Bento, UEMG

Bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestra em Design pelo Programa de Pós-graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGD/UEMG). Participa do grupo de pesquisa -grafia: estudos da escrita e do Núcleo de Tipografia (TipoLAB) do Laboratório de Design Gráfico (LDG) da UEMG. Tem experiência na área de Design, com ênfase em comunicação visual, e atua nas seguintes áreas: design gráfico, identidade visual, tipografia e história do design.

Sérgio Antônio Silva, UEMG

Graduado em Letras, mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMG. Pós-doutor em História da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGD/UEMG). Coordenador da Rede Latino-americana de Cultura Gráfica e do grupo de pesquisa (base CNPq) -grafia: estudos da escrita. Autor dos livros “A hora da estrela de Clarice” e “Papel, penas e tinta: a memória da escrita em Graciliano Ramos” e organizador do “Livro dos tipógrafos”.

Letícia Pedruzzi Fonseca, UFES

Doutora e mestre em Design pela PUC-Rio e bacharel em Desenho Industrial pela Ufes. É professora associada do curso de Design da Ufes. Coordena o Laboratório de Design: História e Tipografia (LadHT). É editora associada da revista Infodesign. Autora do livro “Uma revolução gráfica: Julião Machado e as revistas ilustradas no Brasil, 1895–1898” (Blucher, 2016) e organizadora da obra “Produção e publicação de revistas capixabas: inventário dos acervos públicos da região metropolitana de Vitória, 1912-2019” (Edufes, 2022).

Downloads

Publicado

2023-11-07

Como Citar

Ardisson Bento, A., Antônio Silva, S., & Pedruzzi Fonseca, L. (2023). Contribuições do Design da Informação na visualização de dados de uma pesquisa sobre letreiramentos populares . InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 20(2). https://doi.org/10.51358/id.v20i2.1099

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)