Exploração gráfica, aprendizagem, invenção e modelagem: o design de informação como processo para análise de entrevistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v20i2.1101

Resumo

Este artigo trata do uso da linguagem gráfica em processos de pesquisa como uma forma de investigação e aprendizagem. A partir do caso de uma dissertação de mestrado, examina-se o processo de exploração gráfica e como este contribuiu para os resultados da análise de dez entrevistas. Observa-se o uso de diferentes recursos gráficos e como serviram para representar e traduzir os elementos presentes nas falas dos entrevistados, de modo a organizar, identificar os temas recorrentes e, posteriormente, analisá-los. Como resultado, verificou-se que o processo de exploração e análise das entrevistas foi potencializado pelo processo de desenho, ao longo do qual se experimentou diferentes configurações de organização e categorização, articulando conceitos e formas ao longo do processo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Artur Pereira Carvalho, ESDI/UERJ

Possui graduação (2003), mestrado (2007) e doutorado (2012) em design pela PUC-Rio. É professor adjunto da Esdi/UERJ desde 2014 e do PPDESDI desde 2015. Pesquisa as relações entre Design, Cultura e Educação, com ênfase no ensino e formação do design. Coordena o Laboratório de Design e Educação (DesEduca Lab) e é membro fundador e complicador da rede Design e Opressão. Dentre os interesses, destacam-se questões como as práticas pedagógicas, as linguagens e discursos, os espaços de sala de aula, as novas tecnologias e as interações sociais e tecnológicas nos contextos de formação de designers. Tem se dedicado também aos estudos das relações entre design e opressão a partir da perspectiva crítica freiriana e autores afins. Valoriza como abordagem metodológica estudos críticos apoiados por processos empíricos, como pesquisas de campo, estudos de caso, observação-participante e pesquisa-ação.

Leonardo Sidaoli, ESDI/UERJ

Leonardo Sidaoli (Leonardo Oliveira da Silva) é Mestre em Design pela ESDI/UERJ, licenciado em Pedagogia pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e graduado em Design Gráfico no SENAC-Rio. Desenvolve trabalhos de identidade visual e design estratégico para marcas. Pesquisa questões ligadas ao ensino e aprendizagem de desenho, o papel do afeto na aprendizagem e sobre métodos e processos gráficos exploratórios.

Cristina Jardim Batista, ESDI/UERJ

Doutoranda e Mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leciona Artes Visuais na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Lecionou Geometria Descritiva no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2019. Lecionou Desenho no Colégio Pedro II e no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre os anos de 2013 e 2019. Tem experiência na área de Desenho, com ênfase em graficacia, projeções, modelos tridimensionais físicos e produção gráfica independente.

Downloads

Publicado

2023-11-07

Como Citar

Carvalho, R. A., Oliveira da Silva Sidaoli, L., & Jardim Batista, C. (2023). Exploração gráfica, aprendizagem, invenção e modelagem: o design de informação como processo para análise de entrevistas. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 20(2). https://doi.org/10.51358/id.v20i2.1101

Edição

Seção

Artigos