Emoção e aprendizado em jogos digitais: um estudo de caso com crianças de uma ONG em Parnamirim, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i1.1123

Resumo

Neste estudo, foram examinados os princípios relativos à análise de esquemas lúdicos em jogos digitais, com ênfase na coleta de dados sobre a percepção de aprendizado e emoções de crianças (7–11 anos) em situação de vulnerabilidade social em Parnamirim, Brasil. Realizaram-se duas sessões de grupo focal, sendo uma delas conduzida com um questionário. Após interpretação dos dados mediante análise de conteúdo, concluiu-se que as crianças percebem emoções e reconhecem inteligências múltiplas durante a interação com os jogos relatados, identificando mecânicas e momentos específicos associados a essas emoções. Como descoberta secundária, observou-se que a sessão adaptada, com cartas ilustrativas desenvolvidas baseadas em respostas anteriores das crianças, apresentou desempenho superior em questões sobre aprendizados. A interligação entre o aprendizado e o nível de engajamento do indivíduo, sendo o engajamento intrinsecamente ligado às emoções, é evidenciado através da percepção dos próprios participantes. Concluiu-se por literatura e demonstração prática que essa interação existe e pode ser benéfica para o aprendizado de diferentes habilidades, sendo a coleta desses dados importante para a priorização da necessidade dos sujeitos no fazer e pensar design e para o processo educacional. A adaptação com as cartas, conforme as necessidades do grupo, fomenta maior interação e envolvimento, alinhando-se à noção construtivista de participação das crianças na pesquisa, conhecimento cujo presente estudo visa contribuir.

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Biografia do Autor

Misa Uehara, Universidade Federal de Pernambuco

Misa Uehara é Bacharel em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestranda em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seu foco está direcionado para design de artefatos digitais. Além disso, é bolsista da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), onde atua como designer no projeto da Plataforma Nacional de Planos de Educação (PNE).

José Guilherme Da Silva Santa Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

José Guilherme Santa Rosa é professor-doutor e pesquisador do Departamento de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordena o Laboratório de Ergodesign de Interfaces, Usabilidade e Experiência do Usuário e é líder do grupo de pesquisa Ergonomia e Interação Humano-Computador (UFRN/CNPq). Atua como docente e orientador em Programas de Pós-Graduação em Design, Ergonomia, Inovação em Tecnologias Educacionais e Gestão de Processos Institucionais. É autor dos livros 'Projeto e Avaliação no Design de Interfaces", "Design Participativo…", "Neurodesign: o cérebro e a máquina", "Avaliação Heurística…" e "Teste de Usabilidade: aprimorando a experiência do usuário e a interação humano-computador", todos publicados por editoras especializadas em design.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Uehara, M., & Da Silva Santa Rosa, J. G. (2024). Emoção e aprendizado em jogos digitais: um estudo de caso com crianças de uma ONG em Parnamirim, Brasil. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(1). https://doi.org/10.51358/id.v21i1.1123

Edição

Seção

Artigos