Contribuições do Design para a elaboração de materiais didáticos adequados a crianças com TDAH
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1134Resumo
Este estudo insere-se no contexto do ensino-aprendizagem de crianças com TDAH. Teve como objetivo propor diretrizes para elaboração de materiais didáticos voltados a estudantes com TDAH, de séries iniciais do ensino fundamental. O estudo, de natureza analítica, foi conduzido a partir de dados qualitativos obtidos em entrevista semiestruturada realizada com uma psicopedagoga, especialista em ensino-aprendizagem de crianças com transtornos de neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem. A coleta de dados também envolveu a análise de questões de provas aplicadas a uma criança de 7 anos, com TDAH, estudante do 2º ano do ensino fundamental. A amostra reuniu 9 questões retiradas de provas escolares. A partir das informações obtidas realizou-se a análise de conteúdo, fazendo o cruzamento com o referencial teórico adotado, que reuniu as áreas da Educação e do Design. Como resultados destaca-se: a identificação das características dos materiais didáticos analisados que não contribuem para a compreensão do conteúdo por crianças com TDAH; proposição de dez diretrizes para a estruturação visual de materiais didáticos que auxiliem no direcionamento do foco atencional dos estudantes. Com o estudo também se identificou oportunidades de desdobramentos para outras pesquisas na área.
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