O uso da plataforma Moodle por estudantes com deficiência visual: uma análise de interação a partir de pressupostos da usabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1156

Resumo

O uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tornou-se bastante frequente durante e após a Pandemia de COVID-19. Gerando assim, um grande desafio – promover uma melhor interação das diferentes plataformas com seus usuários e suas especificidades. Este artigo, portanto, apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a interação de estudantes com deficiência visual com a Plataforma Moodle, com foco na usabilidade. A pesquisa adotou uma abordagem mista e exploratória, baseada em um estudo de caso, seguindo os procedimentos de Lima (2012) e os pressupostos da ISO ABNTNBR9241-171. Como resultados, a pesquisa, em termos gerais, indicou alguns problemas de usabilidade os quais dificultam a autonomia e o envolvimento deste publico, como: interfaces sobrecarregadas de texto, dependência excessiva de recursos visuais para transmitir informações, feedbacks insuficientes nas interações, dentre outros. O artigo apresenta ainda, algumas recomendações para uma melhor adaptação do design da interface da plataforma para o público avaliado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Bernardino de Oliveira, UFCG

Mestre em Design pela UFCG, especialista em Criação e Produção Digital pela UNIESP e graduado em Design Gráfico pelo IFPB. Também é graduado em Música Popular pela UFPB e técnico em Programação de Jogos Digitais pela FATEC/PB. Atualmente, cursa especialização em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista pela FAMEF, licenciatura em Música com habilitação em guitarra elétrica pela UFPB e Ciências de Dados pela Estácio. Desde 2011, atua como designer gráfico e UX designer, passando por diversos setores, incluindo Marketing e Publicidade. 

Angélica de Souza Galdino Acioly, UFCG

Designer de Produto e Especialista em Ergonomia pela UFPE, Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB e Doutora em Design pela UFPE com o estagio sanduiche na Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. Professora Associada do Departamento de Design (DDesign) da Universidade Federal da Paraíba (desde 2007). Vice coordenadora do Laboratório de Projetos do DDesign/UFPB. Professora permanente dos Programas de Pós Graduação em Ergonomia da UFPE (PPErgo) e de Design da UFCG (PPGDesign). Ministra disciplinas na graduação de: Pesquisa aplicada ao Design, Ergonomia, Design para todos, Projeto de Produto e Design de Embalagens, e na pós graduação de: Ergonomia e Usabilidade de Produtos, Sistemas e Produção. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Acessus: Projeto, Tecnologia e Percepção do ambiente construído, desenvolvendo atividades em colaboração com o LACESSE (DAU/UFPB). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Pesquisadora nas áreas de Ergonomia, Usabilidade, Acessibilidade, Design Inclusivo, Design Centrado no Usuário e Design e Tecnologia com estudos em Realidade Aumentada.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Bernardino de Oliveira, S., & de Souza Galdino Acioly, A. (2024). O uso da plataforma Moodle por estudantes com deficiência visual: uma análise de interação a partir de pressupostos da usabilidade. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(2). https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1156

Edição

Seção

Artigos