A linguagem gráfica em artefatos educacionais gerados com ferramentas de TIC
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v9i1.117Palavras-chave:
educação, linguagem gráfica, TICResumo
Este artigo apresenta resultados da investigação intitulada ‘Análise dos artefatos gráficos elaborados com ferramentas de TIC no Ensino Fundamental Brasileiro’. De caráter exploratório, esta pesquisa foi realizada em turmas do terceiro e do oitavo ano do Ensino Fundamental de quatro escolas recifenses. Por meio de observação; entrevistas com professores e outros funcionários; e de análise gráfica utilizando o esquema de Twyman (1979, 2002) e de pesquisas em legibilidade tipográfica (Tinker, 1959,1965; Walker, 2001, 2005), o estudo procurou investigar a produção e uso dos artefatos gráficos impressos na escola. Os resultados apontam para a atuação dos docentes a partir de conhecimentos empíricos, com restrições quanto ao uso da linguagem gráfica, todavia alinhados a algumas recomendações tipográficas para os artefatos voltados ao público infantil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-11
Como Citar
Cadena, R. A., Coutinho, S. G., & Andrade, B. (2013). A linguagem gráfica em artefatos educacionais gerados com ferramentas de TIC. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(1), 33–44. https://doi.org/10.51358/id.v9i1.117
Edição
Seção
Artigos
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)