Information design challenges for digital inclusion of older adults from the perspective of health literacy: a scoping review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1176

Abstract

With the increasing access to digital resources, the use of these for monitoring and self-managing health conditions can be promising. However, for the effective integration of these technologies into health routines, it is crucial to identify user skills and resources, as well as to develop strategies that meet user needs. The aim of this study was to identify the kinds of literacy needed for elderly people to use healthcare applications. A scoping review was conducted, guided by the JBI Evidence Synthesis methodology, and the PRISMA-ScR was used. Nineteen studies were selected, ranging from 2014 to 2024, divided into the categories of computer literacy, information literacy, media literacy, and health literacy. The studies found indicate the need for future research to enhance methods for evaluating, improving usability, and promoting accessibility of health applications for elderly people.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências da Saúde, com habilitação em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduação lato sensu em Neuroaprendizagem pelo Centro Universitário de Maringá. Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília e, coordena os projetos de extensão Coletive-se e Educa Uniser. 

Junior Arthur Campêlo de Oliveira, Universidade de Brasília

Graduando do curso de Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB), estudante de iniciação científica pelo ProIC/UnB. É estagiário do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

Vitor Pedra Machado , Universidade de Brasília

Graduando do curso de Fisioterapia pela Universidade de Brasília (UnB), estudante de iniciação científica pelo ProIC/UnB. Atuou no projeto Educa Uniser. É estagiário da Policlínica dos Bombeiros do Distrito Federal.

Kerolyn Ramos Garcia , Universidade de Brasília

Doutora em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), com habilitação em Promoção, prevenção e intervenção em saúde. Mobilidade sanduíche de doutoramento pela Universidade do Porto - UPorto. Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde pela UnB, pós-graduação lato sensu em Gerontologia pela Universidade Federal de Tocantins e Bacharel em Saúde Coletiva pela UnB. Atua como professora, pesquisadora e na coordenação de Gente Gestão da Universidade do Envelhecer da UnB (UniSER-UnB). 

Leonardo Costa Pereira , Centro de Ensino e Pesquisa UniSER

Doutor em Ciências e Tecnologia em Saúde pela Universidade de Brasília, possui mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, graduação em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Professor da graduação do Centro Universitário Euro Americano, coordenador do programa de Pós-graduação em Prescrição de Exercício Físico para Grupos de Risco, coordenador do laboratório Academia Escola do UNIEURO, presidente do Instituto de Educação e Envelhecimento Humano e coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, do Programa de Extensão UniSER/UnB. 

Margô Gomes de Oliveira Karnikowski , Universidade de Brasília

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Patologia Molecular da Universidade de Brasília, com pós-doutoramento na Universidade do Porto (Portugal). É Professora da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde UnB.

Camila Alves Areda , Universidade de Brasília

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências Farmacêuticas - Facudade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Atualmente é docente na Universidade de Brasília, do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNIT e do Programa de Pós Graduação em Assistência Farmacêutica. Coordena o programa de extensão UniSER.

Published

2024-10-18

How to Cite

Fragelli, T. B. O., Oliveira, J. A. C. de, Machado , V. P., Garcia , K. R., Pereira , L. C., Karnikowski , M. G. de O., & Areda , C. A. (2024). Information design challenges for digital inclusion of older adults from the perspective of health literacy: a scoping review. InfoDesign - Journal of Information Design, 21(2). https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1176

Issue

Section

Articles