Técnicas Baseadas em Etnografia e Prototipagem no Design de interface de Aplicativo Mobile para Gerenciamento Acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v9i2.123Palavras-chave:
design, usabilidade, dispositivos móveisResumo
Baseado na metodologia de design participativo, este artigo relata o processo de pesquisa e desenvolvimento de uma versão mobile de um sistema já existente para desktop e amplamente utilizado para o compartilhamento de informações acadêmicas em uma universidade federal do Brasil. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na ‘Etapa I’ foram realizados estudos baseados em etnografia envolvendo docentes e discentes: Grupo de Foco, Análise Contextual, Avaliação Heurística Participativa e Avaliação Cooperativa. Por meio dos resultados foi possível identificar funcionalidades e requisitos desejáveis, problemas de usabilidade de uma versão mobile já em processo inicial de desenvolvimento, bem como e elaboração de uma nova interface gráfica. Na ‘Etapa II’ foram avaliados modelos de interação por meio de protótipos especificamente projetados para testes no mecanismo de lançamento de frequência do sistema mobile que, em seguida, foram avaliados através de testes de usabilidade e questionário de satisfação do usuário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-11
Como Citar
Santa Rosa, J. G., Gurgel, A., & Passos, M. de O. (2013). Técnicas Baseadas em Etnografia e Prototipagem no Design de interface de Aplicativo Mobile para Gerenciamento Acadêmico. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(2), 88–99. https://doi.org/10.51358/id.v9i2.123
Edição
Seção
Artigos
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)