Análise das capas de livros de Vicente Di Grado: década de 1960

Autores

  • Márcio Duarte UNESP
  • Mônica Moura UNESP

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v8i2.128

Palavras-chave:

design brasileiro, Vicente Di Grado, capas de livros

Resumo

Esse artigo pretende contribuir para o resgate da história do design brasileiro a partir do estudo de uma seleção de capas produzidas na década de 1960 por Vicente Di Grado (1922 - 2004), principal capista e ilustrador da Editora Clube do Livro. As capas selecionadas e analisadas por meio das questões formais e da sintaxe visual e contextual em suas relações com o design da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Duarte, UNESP

 

Mestrando no PPG Design UNESP com pesquisa sobre Vicente Di Grado e o design editorial no segmento de livros, é especialista em marketing e bacharel em publicidade e propaganda. É membro do Grupo de Pesquisa em Design Gráfico Contemporâneo. Atualmente é docente na Faculdade do Interior Paulista (FAIP) no curso de Moda e Estilismo e do Centro Paula Souza no curso de Informática para Internet, onde também é Coordenador de Área.

 

Mônica Moura, UNESP

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de concentração Signo e Significado nas Mídias. Atualmente é Professora Assistente Doutora do Departamento de Design e Professora Credenciada do Programa de Pós- Graduação em Design da UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Campus de Bauru. Atua nas linhas de pesquisa em Planejamento de Produto; Teoria e Crítica de Design. Coordena o Grupo de Pesquisa em Design Gráfico Contemporâneo. É Presidente da Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI e membro fundador e da diretoria da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - ABEPEM. É responsável pela Editoria de Design da Editora Estação das Letras e Cores e Colunista da Revista Dobras. Tem várias publicações na área de Design, atuando com os seguintes temas: Teoria do Design; Ensino em Design (Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade); Design Gráfico; Design de Moda; Relações Design, Arte e Artesanato; Design da Informação; Mídias Digitais; Design Contemporâneo.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Duarte, M., & Moura, M. (2013). Análise das capas de livros de Vicente Di Grado: década de 1960. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 8(2), 48–57. https://doi.org/10.51358/id.v8i2.128

Edição

Seção

Artigos