A comunicação visual de bulas de remédios: análise ergonômica da diagramação e forma tipográfica com pessoas de terceira idade

Autores

  • Patrícia Tiemi Lopes Fujita PUC - Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v1i1.3

Palavras-chave:

comunicação visual, ergonomia, bula de remédio

Resumo

A comunicação visual é o meio necessário para transmissão de informações. Considerando-se que as bulas de remédios oferecem dificuldades de legibilidade para o consumidor da terceira idade propõe-se uma análise de sua composição gráfica da bula de remédio feita por investigação ergonômica textual quanto à  sua adequação tipográfica e de diagramação. O estudo realizou pesquisa descritiva com análise da bula de medicamento e de duas coletas de dados por entrevista individual com pessoas acima de 65 anos. A análise da bula do Medicamento X, conforme fatores de legibilidade, apresenta inadequação quanto à  confusão entre letras e seu tamanho reduzido para a distância de leitura que são combinados com as alterações visuais do envelhecimento. A primeira coleta confirma essas dificuldades de leitura da bula do Medicamento X. A segunda coleta de dados consistiu da apresentação da bula do Medicamento X comparada com dois modelos que se diferenciaram quanto á  tipografia - Arial e Times New Roman, porém, com uma mesma diagramação, obedecendo os fatores de legibilidade de texto de Dull (1995) . Os resultados de melhor legibilidade para a bula indicam o modelo com tipo Arial. Conclui-se pela necessidade de equilíbrio entre diagramação e tipografia para uma comunicação visual de bulas de remédios.

 

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Biografia do Autor

Patrícia Tiemi Lopes Fujita, PUC - Curitiba

Patrícia Tiemi Lopes Fujita é aluna no Curso de Desenho Industrial – Comunicação Visual da
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC, em Curitiba.

Publicado

2010-09-09

Como Citar

Fujita, P. T. L. (2010). A comunicação visual de bulas de remédios: análise ergonômica da diagramação e forma tipográfica com pessoas de terceira idade. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 1(1), 47–50. https://doi.org/10.51358/id.v1i1.3

Edição

Seção

Iniciação Científica