O eco-feedback na interface da lavadora de roupas como estratégia de design para mudança de comportamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i1.302

Palavras-chave:

design para o comportamento sustentável, eco-feedback, habitação de interesse social, mudança de comportamento

Resumo

Este artigo reporta pesquisa que teve como objetivo identificar meta-requisitos para o projeto de eco-feedback em lavadoras de roupas voltadas ao morador de habitação de interesse social (HIS). A suposição é que através da aplicação desta estratégia de design na interface da lavadora ocorra o início de um processo de mudança comportamental. O método de pesquisa consistiu de Pesquisa-ação fundamentada pelo Método RITE (Medlock et al., 2002), que permitiu um processo cíclico de desenvolvimento e avaliação de eco-feedbacks para lavadoras automáticas, envolvendo usuários, pesquisadores e fabricante. Neste artigo será reportado apenas o último Ciclo de Ação, o qual aborda um pré-teste de interação. Os resultados da pesquisa incluem uma lista de meta-requisitos para o projeto de eco-feedback para máquinas de lavar roupa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo dos Santos Forcato, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná (2014), estudou o Design para o Comportamento Sustentável e o eco-feedback em lavadora de roupas da habitação de interesse social. Possui especialização em Projeto de Interiores pelo Centro Universitário de Maringá (2010) e graduação em Design pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente é professor colaborador do curso de Design da Universidade Estadual de Maringá lecionando as disciplinas de Materiais Industriais, Projeto de Produto I, Desenho e Gestão do Design. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de móveis e maquetes eletrônicas de interiores residenciais e comerciais.

Aguinaldo dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutor, Universidade Federal do Paraná – UFPR, é bolsista produtividade nível 2 do CNPq, professor adjunto do Departamento de Design da UFPR e sua área de atuação inclui a lean production e o design para a sustentabilidade tendo como objeto de pesquisa principal a habitação de interesse social e sistemas produto+serviço.

Downloads

Publicado

2015-08-24

Como Citar

Forcato, M. dos S., & Santos, A. dos. (2015). O eco-feedback na interface da lavadora de roupas como estratégia de design para mudança de comportamento. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(1), 77–92. https://doi.org/10.51358/id.v12i1.302

Edição

Seção

Artigos