Uma proposta de taxonomia de créditos de abertura cinematográficos

Autores

  • Roberto Tietzmann PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v4i1.31

Palavras-chave:

Créditos de abertura, taxonomia, comunicação gráfica

Resumo

Os créditos de abertura de um filme representam um espaço híbrido onde elementos da comunicação gráfica e da linguagem cinematográfica se combinam através de diversas estratégias de retórica visual. Este estudo propõe uma taxonomia que agrupa estas estratégias em quatro quadrantes principais, com implicações estéticas e históricas.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Tietzmann, PUC/RS

Roberto Tietzmann, Formado em publicidade e propaganda, especialista em produção
cinematográfica e mestre em comunicação social. Professor na PUC-RS. Roberto pesquisa áreas
de interface entre a linguagem cinematográfica e o design gráfico. Além da docência, também
dirige e edita obras audiovisuais.

Publicado

2010-09-20

Como Citar

Tietzmann, R. (2010). Uma proposta de taxonomia de créditos de abertura cinematográficos. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 4(1), 29–35. https://doi.org/10.51358/id.v4i1.31

Edição

Seção

Artigos