Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Abordagem Teórica.

Autores

  • Marta C. G. Braga UFSC
  • Vania R. Ulbricht UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v4i2.42

Palavras-chave:

acessibilidade, interação humano computador, design instrucional

Resumo

O artigo apresenta os requisitos da acessibilidade Web que podem orientar o designer instrucional quando da escolha de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) utilizados na interação de professores e alunos em cursos on-line e, por meio dos quais alunos entram em contato com conteúdos, atividades de aprendizagem e avaliações. O design instrucional exige múltiplos conhecimentos e se realiza na interação com várias áreas, tais como o design de interface, a arquitetura da informação e outras. O designer instrucional é aquele que faz a mediação entre as teorias pedagógicas e a tecnologia propondo estratégias para que os objetivos da aprendizagem se realizem. Ele deve centrar as estratégias na audiência praticando o design para todos. A partir da abordagem teórica, o presente trabalho pretende colaborar para minimizar as dificuldades de acesso
em AVAs e auxiliar na inclusão digital de usuários com inabilidades.

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Biografia do Autor

Marta C. G. Braga, UFSC

Marta C. G. Braga, Doutoranda e mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela
Universidade Federal de Santa Catarina e Bacharel em Composição de Interiores pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vania R. Ulbricht, UFSC

Vânia R. Ulbricht, Licenciada em Matemática, Mestre e Doutora em Eng. de Produção, pela
UFSC. Professora do Mestrado Acadêmico em Design da Universidade Anhembi Morumbi.
Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Design, Criação e Novas Mídias e Ambientes Hipermídia
para Aprendizagem. Professora Voluntária nos programas de Pós-Graduação em Arquitetura e
Engenharia e Gestão do Conhecimento junto a UFSC.

Publicado

2010-09-21

Como Citar

Braga, M. C. G., & Ulbricht, V. R. (2010). Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Abordagem Teórica. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 4(2), 56–61. https://doi.org/10.51358/id.v4i2.42

Edição

Seção

Ponto de Vista

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