Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Abordagem Teórica.

Marta C. G. Braga, Vania R. Ulbricht

Resumo


O artigo apresenta os requisitos da acessibilidade Web que podem orientar o designer instrucional quando da escolha de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) utilizados na interação de professores e alunos em cursos on-line e, por meio dos quais alunos entram em contato com conteúdos, atividades de aprendizagem e avaliações. O design instrucional exige múltiplos conhecimentos e se realiza na interação com várias áreas, tais como o design de interface, a arquitetura da informação e outras. O designer instrucional é aquele que faz a mediação entre as teorias pedagógicas e a tecnologia propondo estratégias para que os objetivos da aprendizagem se realizem. Ele deve centrar as estratégias na audiência praticando o design para todos. A partir da abordagem teórica, o presente trabalho pretende colaborar para minimizar as dificuldades de acesso
em AVAs e auxiliar na inclusão digital de usuários com inabilidades.

[ Download ]


Palavras-chave


acessibilidade; interação humano computador; design instrucional

Apontamentos

  • Não há apontamentos.