Representação gráfica para a inserção de elementos da narrativa na animação educacion | Graphic representation for inserting narrative elements in educational animations

Autores

  • Marcia Maria Alves UFPR
  • André Luiz Battaiola UFPR, Brasil
  • Matheus Araujo Cezarotto UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v13i1.424

Palavras-chave:

narrativa, animação, animação educacional, design de narrativa

Resumo

Usualmente, animações educacionais objetivam apresentar um conteúdo ou demonstrar um procedimento instrucional. Elas atuam como um recurso complementar ao livro didático, ilustrando o conteúdo. No entanto, a animação educacional pode ser usada não somente para apresentar o conteúdo, mas também para motivar e envolver o aprendiz no processo de aprendizagem. Neste contexto, as animações educacionais em seu processo de concepção podem incorporar elementos já consagrados na narrativa objetivando gerar motivação, bem como facilitar a aprendizagem e a memorização dos conteúdos. Mediante um levantamento teórico exploratório/descritivo acerca dos componentes e elementos da narrativa, este artigo propõe uma representação gráfica que facilita o processo de aplicação destes elementos e componentes na transposição do conteúdo educacional em uma narrativa.

Abstract

Usually, educational animations aim to present a content or demonstrate an instructional procedure. In a classroom environment, it has been used as a complementary resource to the didactic books. However, educational animation can be used beyond the function of portraying the content; it is possible to be use during the learning process to increase the learner’s motivation and engagement. In this context, educational animations can incorporate in their design process, elements that had already been established in the narrative studies focusing on motivation enhance learning and memorization of the educational content. Through an exploratory theoretical research about the narrative component elements, we propose a graphical representation that can facilitate the implementation process of these elements in the composition of educational animations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Maria Alves, UFPR

Doutoranda, PPGDesign, UFPR, Brasil

André Luiz Battaiola, UFPR, Brasil

Doutor, professor do Depto de Design e PPGDesign. UFPR, Brasil

Matheus Araujo Cezarotto, UFPR

Doutorando, PPGDesign, UFPR, Brasil

Downloads

Publicado

2016-05-23

Como Citar

Alves, M. M., Battaiola, A. L., & Cezarotto, M. A. (2016). Representação gráfica para a inserção de elementos da narrativa na animação educacion | Graphic representation for inserting narrative elements in educational animations. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 13(1), 1–21. https://doi.org/10.51358/id.v13i1.424

Edição

Seção

Artigos