Ilustração Científica: a informação construída pela sintaxe visual | Scientific illustration: information built by visual syntax
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v13i3.512Keywords:
design da informação, sintaxe visual, ilustração cientiíficaAbstract
A ilustração científica possui compromisso com a verdade. Ela deve manifestar em aparência e configuração a representação visual do tema estudado. Assim, é necessário compreender e usar corretamente os recursos visuais para sua construção. A sintaxe visual é um recurso no desenvolvimento de imagens. Seu domínio contribui para se chegar ao conteúdo visual desejado. A ilustração científica é um tipo específico de imagem, isto leva a pensar que ela utiliza a sintaxe visual de um modo específico. Por este viés, objetiva-se identificar os recursos sintáticos que contribuem no desenvolvimento deste tipo de ilustração. Para tanto, foram analisadas algumas ilustrações científicas a fim de revelar onde os elementos sintáticos se localizam. Desta forma, evidenciando a contribuição sintática na construção da informação. O resultado discutido versa sobre o comportamento das relações sintáticas para este tipo de imagem. Espera-se que este estudo possa contribuir no avanço da ilustração científica, além de proporcionar esclarecimentos e otimizar as escolhas sintáticas para este tipo de ilustração.
The scientific illustration is committed to the truth. It should manifest in appearance and configuration the visual representation of the subject studied. Thus, it is necessary to understand and properly use visual aids to its construction. The visual syntax is a resource in the process of developing images. Your domain contributes to reach the desired visual content. Scientific illustration is a specific type of image, this suggests that it utilizes the visual syntax of a specific mode. By this bias, the objective is to identify the syntactical resources that contribute in developing this type of illustration. Therefore, some scientific illustrations were analyzed to show where the syntactical elements are located. Thus, the syntactic contribution is evident in the construction information. The result is about the behavior of syntactic relations for this type of image. It is hoped that this study can contribute to the advancement of scientific illustration, and provide clarifications and optimize the syntactical choices for this type of illustration.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)