Mídias digitais como auxiliares no processo criativo em Design - Análise de uso do aplicativo Farbe | Digital media as a tool of Design creative process – Use-case analysis of the mobile app Farbe

Autores

  • Lydia Helena Wöhl Coelho Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter
  • Heli Meurer Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter
  • Felipe Oviedo Frosi Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter
  • Ivna Motta Ravanello Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter
  • Érica Arrué Dias Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v14i1.513

Palavras-chave:

Processo criativo, Cor, Interface gráfica, Metodologia projetual em Design

Resumo

Com vistas a subsidiar uma discussão acerca da contribuição de mídias digitais para a definição estético-formal de interfaces gráficas, desenvolveu-se um aplicativo que auxilia na escolha de cores em projetos de Design, denominado Farbe. Para análise de seu uso, inicialmente, revisou-se o referencial teórico sobre processo criativo e uso de cor na comunicação visual. Na sequência, desenvolveu-se o aplicativo para a realização de um experimento com alunos de Ensino Superior de Tecnologia em Produção Multimídia, em uma disciplina presencial de Novas Mídias. Após o uso do Farbe por esses alunos, mediu-se e classificou-se suas avaliações sobre o quanto o aplicativo os auxiliou, efetivamente, na escolha das cores de seus projetos. Por meio de levantamento e organização desses dados, foi possível extrair reflexões sobre a utilização de mídias digitais destinadas a servirem como ferramentas em processos criativos para o desenvolvimento de projetos em Design. 

In order to improve a discussion about digital media contribution to the graphic interfaces aesthetic-formal definition, a mobile app has been developed to assist the colour pallet definition in Design projects development, called Farbe. To analyze its use, a theoretical review about creative process and the application of colour in the visual communication was made. Afterwards, and based on theoretical review, the app was developed to carry out an experiment with undergraduate students of Technology in Multimedia Production, in a New Media discipline. After the use of Farbe by these students, their evaluations were measured and analyzed regarding aspects about the contribution of digital media tools in the context of creative processes on Design projects development.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lydia Helena Wöhl Coelho, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Mestranda em Design (UniRitter). Graduada em Artes Visuais - Licenciatura (UFRGS/2015) e Artes Visuais - Bacharelado (FEEVALE/2013). Estudante de Filosofia - Licenciatura (UFRGS). Participante de Intercâmbio Acadêmico em Animação Digital (Universidad Mayor, Santiago de Chile/2011); bolsista de Iniciação Científica do Projeto "Texto e Imagem" (FEEVALE/2011); bolsista de Extensão do projeto "Arte na Escola" (FEEVALE/2010); estagiária em estúdio fotográfico e agência publicitária nas cidades de Novo Hamburgo e Porto Alegre/RS (2011, 2012 e 2013); bolsista FAURGS do curso de Licenciatura em Música a Distância (PROLICENMUS/UFRGS/2014); bolsista PRAE (2014-2015), como integrante da equipe administrativa do Instituto Confúcio na UFRGS, especialmente no que concerne à promoção e organização de atividades culturais. Atualmente, é bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do nível de Mestrado, trabalhando como pesquisadora da Linha Design, Tecnologia e Educação, e como integrante do grupo editorial da Revista D (Design/Uniritter). Linhas de Pesquisa: Criação de ambientes digito-virtuais com fins didáticos; Ilustração de Literatura Infantil; Inovação em educação.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

Wöhl Coelho, L. H., Meurer, H., Frosi, F. O., Ravanello, I. M., & Dias, Érica A. (2017). Mídias digitais como auxiliares no processo criativo em Design - Análise de uso do aplicativo Farbe | Digital media as a tool of Design creative process – Use-case analysis of the mobile app Farbe. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 14(1), 106–122. https://doi.org/10.51358/id.v14i1.513

Edição

Seção

Artigos