Contribuições da hipermídia nas Histórias em Quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem | Hypermidia contributions on comics for reading and learning experience
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v15i1.547Keywords:
Histórias em Quadrinhos, Hipermídia, Objetos de Aprendizagem, Experiência de Leitura.Abstract
Existe um crescimento no mercado de publicação de Histórias em Quadrinhos – HQs – voltadas para públicos mais maduros nos últimos anos, bem como dos estudos acadêmicos a respeito do uso desta mídia para o ensino-aprendizagem de crianças. No entanto, pouco se percebe quanto ao uso de HQs para este mesmo fim com jovens e adultos. Há, também, uma popularização das HQs em ambientes hipermidiáticos, por sua facilidade de distribuição. Nesta perspectiva, o presente estudo procura identificar as contribuições da hipermídia na linguagem das Histórias em Quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem, por meio de uma pesquisa que utiliza um Objeto de Aprendizagem – OA – contendo HQs com elementos de hipermídia. Como resultado da pesquisa, que coletou dados por meio de questionários e grupo focal, percebeu-se uma receptividade muito positiva quanto ao uso de dois elementos hipermidiáticos nas HQs: textos complementares e gifs animados; e de forma global, observou-se uma contribuição significativa na experiência de leitura e aprendizado dos alunos.
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There is a growth in the Comic’s publishing market aimed at more mature audiences in recent years, as well as in academic studies regarding the use of this media for children’s teaching and learning. However, the use of comics for the same purpose with youth and adults is barely perceived. There is also a popularization of comic in hypermedia environments, for its ease distribution. In this perspective, this study aims to identify the contributions of hypermedia in the language of Comics for reading and learning experience through a survey that uses a learning object - LO - containing webcomics with hypermedia elements. As a result of the survey, which collected data through questionnaires and focus groups, a very good response on the use of two hypermedia elements in comics was noticed: supplementary texts and animated gifs; and globally, there was a significant contribution to reading and learning experience of students.
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