Pensar Infográfico: uma proposta de ensino introdutório de infografia sob a perspectiva da linguagem gráfica | Pensar Infográfico (Thinking Infographics): a proposal of introductory teaching of infographics from the perspective of graphic language
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v14i3.567Keywords:
infografia, linguagem gráfica, ensinoAbstract
O presente artigo trata da experiência vivenciada entre os anos de 2014 e 2016 com o projeto de ensino de infografia intitulado “Pensar Infográfico”. Após uma breve revisão da literatura, propõe-se aqui um modelo para a estrutura dos conteúdos programáticos de um curso introdutório de curta duração sobre infografia, sob o arcabouço teórico do design da informação e, mais especificamente, da linguagem gráfica. Este modelo tem como objetivo auxiliar na elaboração de um plano de ações para o ensino da infografia sob a perspectiva teórica adotada. Através de cursos de curta duração ministrados no Brasil espera-se contribuir para promover reflexões sobre teoria, produção e usos da infografia.
________
This paper shows the experience between the years of 2014 and 2016 with the infographics teaching project entitled “Pensar Infográfico” (Thinking Infographics). For this, is presented a brief review of the literature, and then is proposed a structural model of an infographics introductory course. This course has a theoretical background in information design and, more specifically, the graphic language. The presented approach seeks to highlight the contributions of information design on teaching infographics. In this way, it is hoped to promote discussions and reflections on theory, production, and uses of infographics.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)