Redesign participativo em websites de instituições de ensino superior: o caso do Portal UFRN | Collaborative redesign on university websites: the case of UFRN’s Portal
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v14i2.600Palavras-chave:
Design Participativo, Interfaces Gráficas, Comunicação Institucional, Universidade PúblicaResumo
Este trabalho discorre sobre o processo de redesign do Portal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conduzido no âmbito da Superintendência de Informática da Instituição. Utilizou-se abordagem de design participativo, incluindo usuários no processo de design, por meio de técnicas de prototipação de interface, aplicação de questionários, mapeamento de personas, além de navegações exploratórias para detecção de problemas na interface. A página foi avaliada antes e depois da intervenção de design na interface, com usuários internos e externos à Instituição, que validaram de acordo com critérios enfatizados na pesquisa: (c1) percepção de valor do conteúdo, (c2) encontrabilidade, (c3) desempenho e (c4) densidade informacional. Os resultados iniciais apontaram para aumento nos níveis de satisfação dos usuários com relação aos critérios estabelecidos, de satisfação parcial para satisfação plena.
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This paper discusses about redesign process on website interface of the Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil. It was applied the participatory design approach, that involved the users in the design process, through the next techniques: interface prototyping, surveys, personas, also the exploratory navigation to detect interface problems. The website was evaluated before and after the intervention on its graphical interface, with users from the institution and external to, that evaluated according to criteria proposed for this research: (c1) content value perception, (c2) findability of content, (c3) performance and (c4) informational density. The first results obtained point to increasing of the full satisfaction levels of users about the research criteria, in comparison to partial satisfaction levels.
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