LA CAPA DE PAPEL: como roubar a atenção do observador em manuais instrucionais para educação em saúde | “LA CAPA DE PAPEL”: how to raise the reader's attention in instructional manuals for health education

Camila Medina, Cassia Leticia Carrara Domiciano, Paula da Cruz Landim, Fausto Orsi Medola

Resumo


“La capa de papel” conta a história das capas de alguns materiais gráficos instrucionais de saúde, que embora sejam importantes artefatos comunicacionais, apresentam problemas de legibilidade, usabilidade, layout e conteúdo. Foram coletadas 17 capas de manuais disponibilizadas por fabricantes de próteses auditivas (7 digitais,10 impressas), analisadas de acordo com o tamanho, tipo de suporte, personalização, dispositivos por manual, foco e tipo de imagem. Resultados demonstraram que nenhuma capa exibiu elementos que remetam personalização e os tamanhos finais são menores que o recomendado. Nos impressos, problemas no tipo de papel foram diagnosticados (n=4). Treze manuais contemplaram mais que um dispositivo. A maioria (n=12) exibiu imagens figurativas, das quais 10 focaram nos dispositivos. Sugere-se aumentar o tamanho dos materiais, incluir elementos para personalização e apresentar um manual por modelo. Portanto, cabe ao designer aprimorar estes materiais sob o ponto de vista gráfico-informacional para promover empatia, interação e atrair o leitor.

***

 “La capa de papel” tells the story of the covers of some medical device manuals that are important communication means but present reading, usability, layout and content problems. Seventeen covers of hearing aid manuals made by manufacturers (7 digital, 10 printed) were collected and analyzed according to size, support type, personalization, number of devices per manual, focus and image type. Results showed that none of the covers exhibited personalization-related elements and final sizes are smaller than recommended. For printed manuals, paper type problems were detected (n = 4). Thirteen manuals contemplated more than one device. The majority (n = 12) exhibited figurative images, of which 10 focused on the devices. Authors suggest increasing the size of the materials, including personalization elements and providing one manual per model. It’s up to the designer the improvement of these materials from a graphic and informational point of view, in order to promote empathy, interaction and getting the reader’s attention.


Palavras-chave


design gráfico, design da informação, ergonomia informacional, manuais de instrução, capa, personalização

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.