Instruções visuais em embalagens de alimentos: abordagem analítica sob o viés do design da informação | Visual instructions of food packaging: an analytical approach under information design bias
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v16i3.768Palavras-chave:
design da informação, embalagens, instruções visuais, affordance visualResumo
O design de embalagens envolve muitas variáveis que vão desde sua conformação para acomodar produtos até as informações visuais diagramadas em sua estrutura. Dessas configurações, nota-se a importância em reconhecer aspectos informacionais impressos nessas embalagens e a maneira como são percebidos pelos usuários, tanto em relação à percepção como em relação à compreensão frente ao seu manuseio. É neste sentido que se destaca a necessidade de compreender a affordance visual das instruções visuais contidas em embalagens, tendo como amostras embalagens de alimentos de preparo rápido. Com isso, este artigo relata os resultados de um projeto de iniciação científica que analisou aspectos de sintaxe, ergonomia e affordance visual em um grupo de oito amostras, tendo o design da informação como base analítica principal. Para tanto, os resultados do levantamento de dados discutidos em revisão de literatura configuraram critérios para a seleção dessas amostras e, principalmente, diretrizes para sua análise. Por fim, o artigo demonstra a análise resultante e discute os resultados obtidos. Ao final do artigo são apresentadas as considerações finais sobre o projeto e indicados procedimentos futuros.
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Packaging design involves many variables ranging from its conformation to accommodate products to the visual information diagrammed in its structure. From these configurations, it is important to recognize the informational aspects printed on these packages and the way they are perceived by users, both in relation to perception and in relation to the understanding of their handling. It is in this sense that the need to understand the visual affordance of the visual instructions contained in packages is highlighted, taking samples of fast food products as samples. Thus, this paper reports the results of a scientific initiation project that analyzed aspects of syntax, ergonomics and visual affordance in a group of eight samples, with the information design as the main analytical basis. In order to do so, the results of the data collection discussed in literature review set criteria for the selection of these samples and, mainly, guidelines for their analysis. Finally, the article demonstrates the resulting analysis and discusses the results obtained. At the end of the article are presented the final considerations about the project and indicated future procedures.Downloads
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