O tratamento da informação no design de catálogos técnicos impressos

Autores

  • Sandra M. R. de Souza
  • Maria Regina L. Schmid

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v6i3.81

Palavras-chave:

design da informação, comunicação técnica, catálogo técnico, design de catálogos

Resumo

O catálogo técnico é uma forma de comunicação com objetivos informacionais e comerciais. É responsável por apresentar aos seus usuários conteúdos e instruções técnicas claras e seguras, paralelamente à sua função de atender aos interesses de uma corporação na divulgação de produtos, marcas ou tecnologias. Utilizando conceitos e princípios do design da informação, apresentamos, neste artigo, critérios para a avaliação das páginas impressas de catálogos técnicos, levando em consideração o equilíbrio entre três fatores que, combinados em diferentes proporções, devem qualificar qualquer produto de design: utilidade, satisfação e confiabilidade. Destacamos que o desenvolvimento da comunicação por profissionais tecnicamente preparados, aliado aos recursos advindos do design da informação, pode resultar em materiais capazes de integrar os requisitos informativos e éticos da comunicação técnica, aos apelos persuasivos da comunicação comercial.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra M. R. de Souza

Sandra M.R.de Souza é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, onde atua como docente no Programa de Pós-Graduação e na graduação em Publicidade e Propaganda. Coordena o GEIC, Grupo de Estudos da Imagem em Comunicação.  <smrdsouz@bol.com.br>

Maria Regina L. Schmid

Maria Regina L. Schmid é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e pesquisadora do GEIC. Atua como engenheira, designer e docente em cursos de graduação de Design e Arquitetura.

Como Citar

de Souza, S. M. R., & Schmid, M. R. L. (2010). O tratamento da informação no design de catálogos técnicos impressos. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 6(3), 12–23. https://doi.org/10.51358/id.v6i3.81

Edição

Seção

Artigos