O sistema de busca de filtros de realidade aumentada do aplicativo móvel Instagram: avaliação e recomendações de melhorias baseadas no Design Centrado no Usuário
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v18i1.827Palavras-chave:
Interface, design centrado no usuário, busca.Resumo
O aplicativo Instagram possui uma área denominada Stories. Nela, usuários podem gravar vídeos interagindo com filtros que utilizam realidade aumentada. Em 2018, o aplicativo passou a permitir que usuários produzissem seus próprios filtros, fazendo a quantidade destes aumentar muito e, assim, o sistema de busca existente em tal área tornou-se ineficiente. O objetivo desta pesquisa foi identificar falhas no sistema de busca de filtros de realidade aumentada da área Stories, do aplicativo Instagram, e sugerir melhorias nesta, baseadas na aplicação de ferramentas de Design Centrado no Usuário. Aplicaram-se as técnicas: Mapeamento de stakeholders, Grupo focal, Mapa da jornada do usuário, Diagrama de fluxo e Diagrama de afinidade, em grupos de usuários representantes da audiência do aplicativo. Como resultado, foi possível compreender como os usuários se relacionam com tal área, as dificuldades impeditivas de ações e os pontos positivos da interação. Dessa forma, foi possível estabelecer recomendações de melhorias, como dividir a área de busca por tags, palavras-chave e usuários, dedicar uma aba para filtros mais utilizados na plataforma e outras, visando facilitar o uso e a recuperação de informações no sistema.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-12-20 (2)
- 2021-09-09 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)