Interfaces digitais de serviços de entrega de alimentos - Análise semiótica dos aplicativos da plataforma iFood
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v18i1.838Palavras-chave:
Cultura Material, semiótica, plataformas digitais, design da informaçãoResumo
O artigo investiga a relação entre interfaces de plataformas digitais, e os diferentes agentes que conecta, através de análises semióticas seguindo bases peirceanas. Como estudo de caso, foram analisados os aplicativos do Cliente Final e do Entregador da plataforma de entregas de comida iFood, notável por sua grande base de usuários ativos em território brasileiro. Após a seleção de pontos chave de interação entre plataforma e usuário, foram minuciosamente descritos os elementos encontrados em cada tela seguindo um roteiro de análises que auxiliou o exame do signo segundo sua natureza triádica proposta por Peirce. Com os resultados obtidos foi possível concluir que a experiência e as interações proporcionadas pelos aplicativos sugerem que cada um dos agentes ocupe um papel social específico e predeterminado pela plataforma.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-12-20 (2)
- 2021-09-09 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)