A sinalização da Universidade CEUMA: Um estudo e análise a partir dos princípios do design de sinalização
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v19i1.873Palavras-chave:
sinalização, análise, orientação, navegaçãoResumo
O propósito desse trabalho, voltado para a área do Design de Sinalização, foi a realização da análise da sinalização da Universidade CEUMA do campus Renascença, da cidade de São Luís no estado do Maranhão. Adotou-se a metodologia de D’Agostini (2010), que identifica os problemas por meio da construção e aplicação de uma análise da tarefa, conforme Moraes e Mont’Alvão (2009), com os frequentadores do local. Assim, os 30 participantes apontaram problemas graves na sinalização da universidade, realçando a dificuldade de encontrar o destino desejado (83,33%), o baixo nível de clareza das informações (56,37%), da qualidade das placas (63,33%) e do entendimento da informação fornecida pela sinalização (60%); além do esforço para ler as placas (86,67%), ausência de símbolos (40%) e baixa qualidade da sinalização (53,33%). Tais resultados apontam a necessidade de um redesign na sinalização que considere os pressupostos do wayfinding, pautados nos usuários e no ambiente construído.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)