Experiência do usuário e design de interação:
uma análise bibliométrica de publicações acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v19i1.906Resumo
Com os avanços da era digital, entre os quais a internet das coisas e inteligência artificial, os termos experiência do usuário e design de interação têm sido muito utilizados. O objetivo deste trabalho é avaliar as tendências de uso das terminologias “experiência do usuário” e “design de interação” por autores acadêmicos, analisando os elementos mais relevantes, como quantidades, tendências, origens, autores e palavras-chave, na elaboração de artigos acadêmicos nas áreas de inovação e design. Este artigo apresenta uma análise bibliométrica dos termos: experiência do usuário (UX – sigla em inglês) e design de interação (IxD – sigla em inglês) usadas em áreas de estudos como: Design, Inteligência Artificial e Ciências Sociais Aplicadas. O termo “experiência do usuário” reúne os elementos conceituais da experiência do usuário em produto-funcionalidade e produto-informação, enquanto o termo “design de interação” abrange de forma mais específica as interações entre ser humano e produto. A coleta de dados contempla artigos publicados entre 2010 e 2020 e para a realização do estudo foi utilizado o software Bibliometrix. Por meio desta análise foram identificadas as tendências de publicações ao longo dos últimos dez anos, a ocorrência e relação entre as palavras-chave, as publicações mais citadas e os países que mais utilizaram tais terminologias em publicações acadêmicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vanessa, Claudia Polimeno, Cora Soares Souza , Jessica Priscila de Sousa Costa, Renata Maciel de Andrade, Ricardo Gaspar
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)