Proposta de diretrizes para o desenvolvimento de instrumentos avaliativos para software educativo

Autores

  • Katia Alexandra de Godoi
  • Stephania Padovani

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v7i3.95

Palavras-chave:

diretrizes, instrumentos avaliativos, software educativo

Resumo

Neste artigo, propõem-se diretrizes para o desenvolvimento de instrumentos avaliativos para software educativo, com base nos resultados de um estudo analítico de vinte e três instrumentos avaliativos, de pesquisa realizada com professores e de dois grupos focados. Primeiramente, descrevem-se instrumentos avaliativos direcionados para softwares educativos, para então tratar da necessidade de que o desenvolvimento desses instrumentos seja centrado nos usuários. Em seguida, apresentamos os procedimentos metodológicos da pesquisa, e por fim as diretrizes para o desenvolvimento de instrumentos avaliativos direcionados para softwares educativos.

 

[ Download ]

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Alexandra de Godoi

Katia Alexandra de Godoi é graduada em Desenho Industrial pela FAAP (1993), especialista em Didática do Ensino Superior pela PUC-PR (1997), mestre em Design pela UFPR (2009) e doutoranda do PPGEducação: Currículo da PUC-SP. Suas principais áreas de interesse são: design da informação, ergonomia da interação humano-computador e educação, com enfoque nos métodos/ instrumentos de avaliação de softwares educativos. <katigodoi@gmail.com>

Stephania Padovani

Stephania Padovani é graduada em Desenho Industrial pela ESDI-UERJ (1996), mestre em Design pela PUC-RJ (1998) e doutora em Ergonomia Cognitiva pela Loughborough University / Inglaterra (2001). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq [nível 2], professora e pesquisadora do Departamento de Design e do Programa de Pós-graduação em Design da UFPR. Suas principais áreas de atuação são ergonomia da interação humano-computador, web design e design da informação, com enfoque nos temas de hipermídia, usabilidade de interfaces e métodos de design centrado no usuário. 

Publicado

2011-07-15

Como Citar

Godoi, K. A. de, & Padovani, S. (2011). Proposta de diretrizes para o desenvolvimento de instrumentos avaliativos para software educativo. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 7(3), 01–18. https://doi.org/10.51358/id.v7i3.95

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>