O papel do Design na divulgação da ciência: O Projeto Animando o Ano da Luz

Autores

  • Anderson Antonio Horta UEMG
  • Délcio Julião Emar de Almeida UEMG
  • Michelle Alvarenga Pinto Cotrim UEMG
  • Júlio César Alessi de Carvalho Lafetá UEMG
  • Rita Aparecida da Conceição Ribeiro UEMG

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v19i1.978

Resumo

O artigo apresenta a perspectiva da utilização das ferramentas do Design para a divulgação científica para crianças a partir do projeto “Animando o Ano da luz: o design apresenta a astronomia para crianças”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Sua proposta foi aliar o conhecimento específico acerca da Astronomia aos processos de construção simbólica do Design adaptando-os a linguagens e comunicações que permitam apresentar um universo do conhecimento da ciência de forma lúdica. A metodologia empregada buscou promover a interface entre os processos de ensino e aprendizagem, com o caráter lúdico dos dispositivos criados pelo design. Os processos metodológicos incluem levantamento de referencial bibliográfico, estudo das necessidades comunicacionais, projetação do material e oficinas para sua divulgação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-04

Como Citar

Horta, A. A., Emar de Almeida , D. J. ., Alvarenga Pinto Cotrim , M., Alessi de Carvalho Lafetá, J. C. ., & da Conceição Ribeiro , R. A. (2022). O papel do Design na divulgação da ciência: O Projeto Animando o Ano da Luz. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 19(1). https://doi.org/10.51358/id.v19i1.978

Edição

Seção

Artigos