O papel do Design na divulgação da ciência: O Projeto Animando o Ano da Luz
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v19i1.978Resumo
O artigo apresenta a perspectiva da utilização das ferramentas do Design para a divulgação científica para crianças a partir do projeto “Animando o Ano da luz: o design apresenta a astronomia para crianças”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Sua proposta foi aliar o conhecimento específico acerca da Astronomia aos processos de construção simbólica do Design adaptando-os a linguagens e comunicações que permitam apresentar um universo do conhecimento da ciência de forma lúdica. A metodologia empregada buscou promover a interface entre os processos de ensino e aprendizagem, com o caráter lúdico dos dispositivos criados pelo design. Os processos metodológicos incluem levantamento de referencial bibliográfico, estudo das necessidades comunicacionais, projetação do material e oficinas para sua divulgação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anderson Antonio Horta, Délcio Julião Emar de Almeida , Michelle Alvarenga Pinto Cotrim , Júlio César Alessi de Carvalho Lafetá, Rita Aparecida da Conceição Ribeiro
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)