Guias com recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público de baixa visão: avaliação sob ótica do Design Centrado no Humano
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v21i1.1125Resumo
Etapa crucial no desenvolvimento de um produto ou sistema, a avaliação está intrinsecamente ligada a processos de Design que partem de uma abordagem centrada no humano. Sendo assim, este artigo tem por objetivo apresentar todo o processo de construção e aplicação da etapa de avaliação de dois guias de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público com baixa visão. Estes guias foram desenvolvidos sob a ótica do design inclusivo e, neste caso, além de trazer um conteúdo simples para o público atendido, eles deveriam atender a especificações de acessibilidade. O processo contou com duas rodadas de avaliação dos guias propostos: (1) avaliação com especialistas de Design e docente com baixa visão e; (2) docentes especialistas na educação de pessoas com baixa visão. Ambas as rodadas foram substanciais e complementares e trouxeram insights de melhorias e aperfeiçoamento dos materiais finais por parte da equipe de desenvolvimento. Os resultados reforçam a importância da avaliação para um resultado consistente e bem embasado, levando em consideração o público almejado e um repertório comunicacional claro e simples.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Bueno, Emilia Christie Picelli Sanches, Karina de Abreu Antoniolli, Marluce Reque, Caroline Rodrigues de Lima
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)