Origens da visualização de informações em tópicos corporativos: uma arqueologia do paradigma de configuração gráfica em visualizações de dados (1979–1995)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1161

Resumo

O presente trabalho busca evidenciar a origem do atual paradigma de configuração dos artefatos de visualização e da lógica de elaboração de gráficos (charts) e apresentações (slides) que surgiram com a revolução da computação pessoal. As primeiras ferramentas digitais desenvolvidas para a produção destes objetos da comunicação corporativa foram decisivas para o estabelecimento do raciocínio e fluxo de produção das visualizações até os dias atuais. Sabendo de antemão que a origem da visualização de dados é secularmente anterior à computação pessoal, parece estranho que ela se encontre hoje inteiramente sujeita a modelos e norteadores oriundos da computação. Através de uma investigação realizada com método arqueológico adaptado aos artefatos de design, é possível compreender a descontinuidade e as transformações abruptas ocorridas nas convenções e valores desta prática. Através deste dispositivo metodológico, com a análise do discurso produtivo e das ferramentas disponíveis neste período específico, torna-se possível explicar as mudanças que retiraram a confecção dos artefatos de visualização de um domínio da arte e/ou do design, sujeitados então à esfera corporativa potencializada pelo arsenal nascente das tecnologias da informação.

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Biografia do Autor

Guilherme Ranoya, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais (2013), Mestre em Ciências da Comunicação (2009), e Especialista em Gestão Estratégia da Comunicação Organizacional e Relações Públicas (2003) pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Mackenzie (2001). Professor do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (2019), e da Graduação em Design do Centro de Artes e Comunicação da mesma instituição (2017).

Rafael de Castro Andrade, Universidade Federal do Paraná - UFPR, UP

Doutor e Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná (2020, 2014), graduado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Professor do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (2023) e da Universidade Positivo (2015). É fundador de diversos projetos de divulgação de design, entre eles o Pensar Infográfico (@pensarinfog) e o podcast Visual+mente (@vismaismente).

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Ranoya, G., & de Castro Andrade, R. (2024). Origens da visualização de informações em tópicos corporativos: uma arqueologia do paradigma de configuração gráfica em visualizações de dados (1979–1995). InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(2). https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1161

Edição

Seção

Artigos