Contribuições para o design de interface de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem acessível a surdos
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v10i2.186Palavras-chave:
Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem, Acessibilidade, Alunos SurdosResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação com profissionais da educação de uma escola bilíngue para surdos em Portugal. Os entrevistados são educadores surdos e ouvintes e a pesquisa teve o propósito de recolher dados conducentes à proposta de uma estratégia de design de interface de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem acessível a alunos surdos. Sendo ainda apresentados dados relativos às potencialidades da plataforma Moodle para a implementação desta interface. Entendendo que o desenvolvimento de ambientes acessíveis implica o conhecimento do contexto e da cultura do público-alvo, o presente artigo buscou, nas entrevistas, levantar dados que possam contribuir para as melhorias destes ambientes. A pesquisa mostra que os maiores problemas do ambiente não estão na plataforma, mas se relacionam a questões de gestão de interface e gerenciamento de conteúdo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-14
Como Citar
Pivetta, E. M., Saito, D. S., Almeida, A. M. P., & Ulbricht, V. R. (2013). Contribuições para o design de interface de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem acessível a surdos. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 10(2), 193–206. https://doi.org/10.51358/id.v10i2.186
Edição
Seção
Artigos
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)