Linguagem gráfica de infográficos online do governo brasileiro

Autores

  • Paula Couto Lopes de Araujo Faria Universidade de Brasília
  • Virginia Tiradentes Souto Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v11i3.264

Palavras-chave:

infográficos, visualização de informação, websites governamentais

Resumo

O uso de infográficos em sites do governo federal brasileiro tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Com quais recursos de visualização estão sendo elaborados? Este artigo tem como proposta descrever e analisar as propriedades formais dos infográficos encontrados em sites do governo federal brasileiro. Neste artigo foram analisados infográficos publicados de 2010 a 2014 no Portal Brasil. A análise considera como base a classificação descrita por Twyman (1979), que compreende os métodos de configuração e os modos de simbolização da linguagem gráfica em uma matriz. O objetivo desta pesquisa é analisar quais métodos e modos são encontrados nos infográficos de sites do governo federal brasileiro, para identificar particularidades como similaridades e diferenças nas linguagens, assim como o grau de interatividade de tais interfaces.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Couto Lopes de Araujo Faria, Universidade de Brasília

Mestranda em Design de Informação na UnB

Virginia Tiradentes Souto, Universidade de Brasília

Doutora em Tipografia e Comunicação Gráfica pela Universidade de Reading - UK, professora do PPG Design e do PPG Arte da Universidade de Brasília. 

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

Faria, P. C. L. de A., & Souto, V. T. (2014). Linguagem gráfica de infográficos online do governo brasileiro. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 11(3), 320–336. https://doi.org/10.51358/id.v11i3.264

Edição

Seção

Artigos