Design de informação e cidade: um exercício embrionário tendo Brasília como cenário.

Autores

  • Fátima Aparecida dos Santos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i2.401

Palavras-chave:

Brasília, espaço, design de informação, affordance

Resumo

Neste artigo apresenta-se um exercício embrionário para a construção de relações entre design de informação e cidade. Parte-se do princípio de que o design de informação é um importante mediador para o uso de ambientes urbanos e a cidade, como meio técnico informacional, tem seu uso potencializado a partir das suas disponibilidades ambientais. Fundamenta-se o artigo a partir de importantes estudos sobre a cidade que pensam os atuais usos urbanos. Para tanto, além dos fundamentos básicos sobre design de informação, buscou-se a leitura de autores sobre a cidade como Lucrécia D´Aléssio Ferrara e David Harvey, sobre espaço técnica e política em Maldonado e Agamben e ainda, investiga-se a teoria da affordance de Norman como contribuição potencial para a relação de design de informação e contexto. Propõe-se um olhar inicial feito a partir de experiência didática pedagógica em sala de aula. Objetiva-se demonstrar como desde o início da graduação é possível pensar a construção de design a partir de contexto e relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Aparecida dos Santos, Universidade de Brasília

Designer com habilitação em Programação Visual, Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica, leciona na Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2015-10-13

Como Citar

Santos, F. A. dos. (2015). Design de informação e cidade: um exercício embrionário tendo Brasília como cenário. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(2), 157–170. https://doi.org/10.51358/id.v12i2.401

Edição

Seção

Artigos