Uma abordagem centrada no usuário para a produção de filmes para televisão sobre medicamentos
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v5i3.63Palavras-chave:
design da informação, bulas de medicamentos, campanhas televisivasResumo
Campanhas televisivas que informem sobre medicamentos de forma não comercial são essenciais para o esclarecimento da população sobre o tema, promovendo uma consciência crítica sobre a qualidade legal e informacional no uso de medicamentos. Este artigo apresenta os resultados do desenvolvimento de instrumentos de comunicação televisivos – filmes – sobre a bula de medicamentos com abordagem centrada no usuário. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa visando propor recomendações para a produção dos filmes, através de analise de similares, entrevistas e grupo focado. Baseados nos resultados/recomendações foram definidos o conteúdo e apresentação gráfica para produção dos filmes. Após a produção da campanha, foi realizada uma avaliação junto ao usuário, através de grupo focado, observando a compreensão das mensagens veiculadas e a satisfação com as mesmas. Os resultados desta validação permitiram ajustes necessários para aprimoramento dos protótipos de vídeos que estarão disponíveis para veiculação na Televisão Universitária da UFPR e pela ANVISA/Ministério da Saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Scariot, C. A. (2010). Uma abordagem centrada no usuário para a produção de filmes para televisão sobre medicamentos. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 5(3), 48–56. https://doi.org/10.51358/id.v5i3.63
Edição
Seção
Iniciação Científica
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)