Desenvolvendo personas para o mercado de jogos casuais para download

Autores

  • Felipe Breyer
  • Luiz José Moura
  • Giulia Cavalcanti
  • Vicente Filho
  • Marco Túlio Caraciolo

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v6i1.68

Palavras-chave:

persona, jogo, casual

Resumo

O artigo apresenta os resultados obtidos pela aplicação da técnica de Personas auxiliada pelo uso de redes de relacionamento como suporte de pesquisa, para viabilizar a aquisição de dados referentes ao público-alvo de forma remota. As informações aqui descritas constituem os resultados da primeira etapa do projeto de pesquisa FunFactory que tem como propósito a otimização do processo de desenvolvimento de jogos digitais para jogadores casuais. Durante a fase de pesquisa para a criação das Personas foram registrados os dados de uma amostra de usuários de acordo com o perfil de jogadores casuais indicado pela International Game Developers Association através da rede MySpace que incluiu dados demográficos e preferências dos usuários em diferentes mídias. Após a análise dos dados, o projeto gerou duas Personas para a Manifesto Game Studio que servirão como requisitos primário e secundário para a etapa seguinte do processo onde este material poderá ser utilizado na concepção do jogo.

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Biografia do Autor

Felipe Breyer

Felipe Breyer, Mestre em Design, Manifesto Game Studio
Felipe Breyer é bolsista do CNPq, bacharel e mestre em Design na área de Jogos Digitais pelo
Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Realiza pesquisa para
o desenvolvimento de jogos digitais desde 2005 e atua como Produtor Sênior na Manifesto Game
Studio.

Luiz José Moura

Luiz José Moura, Bacharel em Design, Manifesto Game Studio
Luiz José Moura é bolsista do CNPq, bacharel e mestrando em Design pelo Centro de Artes e
Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Com experiência em design de jogos e
modelagem 3d e atua como game designer na Manifesto Game Studio.

Giulia Cavalcanti

Giulia Cavalcanti, Bacharel em Design, Manifesto Game Studio
Giulia Cavalcanti é bolsista do CNPq, bacharel em Design pelo Centro de Artes e Comunicação da
Universidade Federal de Pernambuco. Com experiência em design gráfico e modelagem 3d e atua
como Diretora de Arte na Manifesto Game Studio.

Vicente Filho

Vicente Filho, Mestre em Ciência da Computação, Manifesto Game Studio
Vicente Vieira Filho é bacharel e mestre em Ciência da Computação na área de Inteligência
Artificial para Jogos pelo Centro do Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Atua a
mais de 8 anos na área, com participação em mais de 20 projetos de jogos e é Diretor Executivo
e de Operações da Manifesto Game Studio.

Marco Túlio Caraciolo

Marco Túlio Caraciolo, Mestre em Ciência da Computação, Manifesto Game Studio
Marco Túlio Caraciolo Ferreira Albuquerque é bacharel e mestre em Ciência da Computação na
área de Entretenimento Digital pelo Centro de Informática da Universidade Federal de
Pernambuco. Diretor Tecnológico e Arquiteto de Software da Manifesto Game Studio e também
participa do projeto OjE (Olimpíadas de Jogos e Educação) como Game Master.

Como Citar

Breyer, F., Moura, L. J., Cavalcanti, G., Filho, V., & Caraciolo, M. T. (2010). Desenvolvendo personas para o mercado de jogos casuais para download. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 6(1), 26–35. https://doi.org/10.51358/id.v6i1.68

Edição

Seção

Artigos