Desenvolvendo personas para o mercado de jogos casuais para download

Authors

  • Felipe Breyer
  • Luiz José Moura
  • Giulia Cavalcanti
  • Vicente Filho
  • Marco Túlio Caraciolo

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v6i1.68

Keywords:

persona, game, casual

Abstract

The article presents the results obtained by the application of the Persona technique using social networks as
research tool, in order to turn possible the acquisition of data of the target public in a remote way. The
information described here constitute the results of the first step of the FunFactory research project that has
the objective of optimize the game development process for casual players. During the research phase for the
creation of the Persona, it was registered the users’ data samples according to the casual players profile
pointed by International Game Developers Association using the MySpace network, including demographic
data and users preferences among different medias. After the analysis of the data, the project created two
Personas for Manifesto Game Studio, those will also serve as primary and secondary requirements for the
next step of the process when this material could be utilized for the conception of the game.

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Author Biographies

Felipe Breyer

Felipe Breyer, Mestre em Design, Manifesto Game Studio
Felipe Breyer é bolsista do CNPq, bacharel e mestre em Design na área de Jogos Digitais pelo
Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Realiza pesquisa para
o desenvolvimento de jogos digitais desde 2005 e atua como Produtor Sênior na Manifesto Game
Studio.

Luiz José Moura

Luiz José Moura, Bacharel em Design, Manifesto Game Studio
Luiz José Moura é bolsista do CNPq, bacharel e mestrando em Design pelo Centro de Artes e
Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Com experiência em design de jogos e
modelagem 3d e atua como game designer na Manifesto Game Studio.

Giulia Cavalcanti

Giulia Cavalcanti, Bacharel em Design, Manifesto Game Studio
Giulia Cavalcanti é bolsista do CNPq, bacharel em Design pelo Centro de Artes e Comunicação da
Universidade Federal de Pernambuco. Com experiência em design gráfico e modelagem 3d e atua
como Diretora de Arte na Manifesto Game Studio.

Vicente Filho

Vicente Filho, Mestre em Ciência da Computação, Manifesto Game Studio
Vicente Vieira Filho é bacharel e mestre em Ciência da Computação na área de Inteligência
Artificial para Jogos pelo Centro do Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Atua a
mais de 8 anos na área, com participação em mais de 20 projetos de jogos e é Diretor Executivo
e de Operações da Manifesto Game Studio.

Marco Túlio Caraciolo

Marco Túlio Caraciolo, Mestre em Ciência da Computação, Manifesto Game Studio
Marco Túlio Caraciolo Ferreira Albuquerque é bacharel e mestre em Ciência da Computação na
área de Entretenimento Digital pelo Centro de Informática da Universidade Federal de
Pernambuco. Diretor Tecnológico e Arquiteto de Software da Manifesto Game Studio e também
participa do projeto OjE (Olimpíadas de Jogos e Educação) como Game Master.

How to Cite

Breyer, F., Moura, L. J., Cavalcanti, G., Filho, V., & Caraciolo, M. T. (2010). Desenvolvendo personas para o mercado de jogos casuais para download. InfoDesign - Journal of Information Design, 6(1), 26–35. https://doi.org/10.51358/id.v6i1.68

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