Design de notícias no curso de Jornalismo: uma experiência de ensino a partir do design da informação | News design in Journalism undergraduate course: a teaching experience through the information design
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v14i2.606Keywords:
jornalismo, design da informação, linguagem gráfica, ensinoAbstract
Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência de ensino de Design de notícias para estudantes de Jornalismo, tendo o design da informação como ponto de partida para a organização visual de conteúdos jornalísticos. É realizada uma pesquisa exploratória sobre a relação entre jornalismo e design, a importância de saber fazer chegar a informação ao público através da hierarquia visual, assim como são relatados os exercícios realizados com os discentes que lidam com o desafio de pensar e propor soluções visuais para narrar fatos noticiosos. As formas de exercitar o pensamento visual e o design da informação são trabalhadas em conjunto no âmbito da informação jornalística e põem em prática recursos gráficos específicos da construção da notícia. Observa-se que o ensino de Design de notícias é desafiador num curso que ainda compreende a informação verbal separada de sua apresentação visual.
+++++
This article aims to report the News Design teaching experience for Journalism students in which information design is starting point for the visual organization of journalistic content. It is carried out an exploratory research on the relationship between journalism and design, and the importance of knowing how to do information reach the public through visual hierarchy, as well as we also report exercises done with the students who deal with challenge of thinking and proposing visual solutions to narrate news. The ways of exercising visual thinking and information design are worked together in the scope of journalistic information and put in practice specific graphic resources of the news construction. It should be noted that the News design teaching encompasses challenges in an undergraduate course that still understands verbal information separate from its visual presentation.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)