Card sorting e teste de performance: Técnicas para compreender e avaliar o entendimento da informação pelo usuário | Card Sorting and Performance Testing: Techniques to Understand and evaluate the user's understanding of the information
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v16i1.668Keywords:
Design de informação, card sorting, teste de performanceAbstract
O propósito deste estudo é destacar as vantagens da utilização das técnicas de card sorting e teste de performance para a construção da informação em produtos, sejam eles físicos ou digitais. O artigo relata um estudo de caso desenvolvido dentro da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com a criação do módulo de monitoria no sistema ecampus. Foi desenvolvido utilizando a metodologia projeto E (MEURER e SZABLUK, 2012) dividido em 4 etapas: (1) estratégia, (2) escopo, estrutura e esqueleto, (3) estética e (4) execução. Como resultado da aplicação das técnicas de card sorting e teste de performance pode-se compreender o raciocínio do usuário, identificar sua compreensão dos rótulos e avaliar seu entendimento da informação. Ao final, obteve-se uma interface que comunica efetivamente com seus usuários, de forma eficaz, eficiente e satisfatória.
*****
The goal of this paper is to highlight the benefits of applying card sorting techniques and performance testing for improve digital products. A case study was developed at the Federal University of Amazonas (UFAM) with the creation of the monitoring module in the campus system, aka ecampus. This study was directed with support of the project E methodology (MEURER and SZABLUK, 2012), that was divided in four steps: (1) strategy, (2) scope, structure and skeleton, (3) aesthetics and (4) execution. As result we had a better understanding about the needs of users utilizing classification and labeling. This information allowed us to create a better user experience: a interface that communicates with effectiveness, efficiency and satisfaction.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)