Anúncios comerciais no Almanak de Piracicaba para 1900: repertório de tipos e composição tipográfica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v20i2.1102

Resumen

Este artigo busca compreender como eram elaborados os anúncios comerciais na virada do século XIX para o século XX a partir da análise do Almanak de Piracicaba para 1900, impresso em 1899 pela Tipografia Hennies Irmãos. A coleta e a catalogação das famílias tipográficas utilizadas na composição desses anúncios auxiliaram na investigação de seus estilos visuais e na comparação desses anúncios entre si, além de contribuir para o estudo da Tipografia Hennies Irmãos e da memória gráfica paulistana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Pniewski, Universidade de São Paulo

Estudante de Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - USP e pesquisadora de iniciação científica bolsista pelo CNPq.

Jade Samara Piaia, Universidade Estadual Paulista

Professora e pesquisadora no Departamento de Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, FAAC, campus de Bauru. 

Publicado

2023-11-07

Cómo citar

Pniewski, B., & Piaia, J. S. (2023). Anúncios comerciais no Almanak de Piracicaba para 1900: repertório de tipos e composição tipográfica. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 20(2). https://doi.org/10.51358/id.v20i2.1102

Número

Sección

Iniciação Científica