Contribuições do Design para a elaboração de materiais didáticos adequados a crianças com TDAH
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1134Resumen
Este estudo insere-se no contexto do ensino-aprendizagem de crianças com TDAH. Teve como objetivo propor diretrizes para elaboração de materiais didáticos voltados a estudantes com TDAH, de séries iniciais do ensino fundamental. O estudo, de natureza analítica, foi conduzido a partir de dados qualitativos obtidos em entrevista semiestruturada realizada com uma psicopedagoga, especialista em ensino-aprendizagem de crianças com transtornos de neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem. A coleta de dados também envolveu a análise de questões de provas aplicadas a uma criança de 7 anos, com TDAH, estudante do 2º ano do ensino fundamental. A amostra reuniu 9 questões retiradas de provas escolares. A partir das informações obtidas realizou-se a análise de conteúdo, fazendo o cruzamento com o referencial teórico adotado, que reuniu as áreas da Educação e do Design. Como resultados destaca-se: a identificação das características dos materiais didáticos analisados que não contribuem para a compreensão do conteúdo por crianças com TDAH; proposição de dez diretrizes para a estruturação visual de materiais didáticos que auxiliem no direcionamento do foco atencional dos estudantes. Com o estudo também se identificou oportunidades de desdobramentos para outras pesquisas na área.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fernanda Pozza da Costa, Ricardo Triska, Giselle Schmidt Alves Díaz Merino
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Atribución 3.0 No portada (CC BY 3.0)