Reflexões sobre a mídia exterior em paisagens preservadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1146

Resumen

Este artigo apresenta uma investigação sobre a mídia exterior em centros históricos tombados, em cujas paisagens urbanas sobressaem referências simbólicas, sentimentais e culturais. O objetivo é avaliar a mídia exterior instalada no âmbito das edificações e a percepção de diferentes usuários. Foi estabelecido um recorte espacial, no contexto do Centro Histórico tombado de Laguna/SC. A pesquisa, qualitativa e exploratória, envolveu o levantamento de campo e entrevistas, totalizando 41 participantes. Em relação ao levantamento de campo, evidenciou-se que devido à restritividade das diretrizes já existentes no local, poucos estabelecimentos comerciais estão de acordo com a normativa. Já a análise de conteúdo, utilizada como tratamento dos dados das entrevistas, revelou consonâncias e dissonâncias no discurso dos diferentes grupos entrevistados, e entre indivíduos de um mesmo grupo amostral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liriane Baungratz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutoranda no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Vanessa Casarin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente permanente do Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Publicado

2024-10-07

Cómo citar

Baungratz, L., & Casarin, V. (2024). Reflexões sobre a mídia exterior em paisagens preservadas. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(2). https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1146

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a