Cor e Infográfico: O Design da Informação no livro didático

Autores/as

  • Milena Quattrer Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Anna Paula Silva Gouveia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v10i3.215

Resumen

Este artigo é parte da pesquisa de Mestrado em Artes Visuais, que teve como objetivo compreender o quanto a relação entre a cor e os outros elementos do infográfico interfere no processo de transmissão da informação e como os infográficos, publicados em jornais e revistas, contribuem para o aprimoramento daqueles destinados aos livros didáticos. As reflexões apresentadas neste artigo foram geradas a partir de: iniciativas de projetos realizados com os alunos do Ensino Fundamental; análises de infográficos publicados em livros didáticos e daqueles publicados em jornais e revistas e premiados no Malofiej; entrevistas realizadas com professores do Ensino Fundamental e membro do júri do Malofiej. Tais reflexões forneceram apontamentos importantes sobre o que pode ser aproveitado dos infográficos premiados para o aprimoramento dos que são destinados aos livros didáticos, em especial no uso da cor, e demonstraram como é importante proporcionar situações de ensino-aprendizagem, nas quais o aluno tenha a oportunidade de se apropriar dos códigos visuais e, consequentemente, ampliar sua cultura visual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milena Quattrer, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduada em Educação Artística - Artes Plásticas pela UNICAMP. Atualmente é aluna regular do curso de Mestrado em Artes Visuais (UNICAMP) e atua no grupo de pesquisa Design Criativo da Forma (UNICAMP). É Professora de Artes na Rede Municipal de Ensino de Campinas e Supervisora bolsista do Subprojeto de Artes Visuais PIBID/UNICAMP.

Anna Paula Silva Gouveia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Arquiteta e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP. Diretora Associada do Instituto de Artes da UNICAMP. Professora nos cursos de graduação em Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo. Pesquisa os temas: metodologia de projeto e ensino, desenho, cor e tipografia aplicada à paisagem urbana, arte-joalheria.

Publicado

2014-02-05

Cómo citar

Quattrer, M., & Gouveia, A. P. S. (2014). Cor e Infográfico: O Design da Informação no livro didático. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 10(3), 323–341. https://doi.org/10.51358/id.v10i3.215

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a